Presidente do Tupi anuncia fim de uso de van destinada a pacientes do SUS

Reportagem exclusiva da Tribuna revelou que o veículo doado em 2013 para o Centro de Ação Social Sr. Joaninho vinha sendo usado pelo time


Por Daniela Arbex

26/09/2017 às 16h45

Nicanor Pires, assessor especial da presidência, e Myrian Fortuna, presidente do Tupi, em entrevista coletiva

 

A presidente do Tupi, Myrian Fortuna, se desculpou publicamente pelo uso feito pelo time de uma van destinada ao transporte de pacientes do Sistema Único de Saúde. A reportagem exclusiva da Tribuna revelou que o veículo doado em 2013 para o Centro de Ação Social Sr. Joaninho teve a sua finalidade desviada ao ser usado para levar jogadores aos treinos. Em coletiva para a imprensa, ela disse que o clube não teve intenção de prejudicar ninguém e garantiu que a “parceria” com o ex-vereador João Evangelista de Almeida foi interrompida.

PUBLICIDADE

“Quando nós procuramos todos os setores em Juiz de Fora para nos ajudar no transporte dos jogadores, porque estávamos indo com veículo próprio, pois tínhamos uma kombi para isso e até uma empresa que tinha parceria com o Tupi, ninguém ajudou. Quando foi chegando no meio da Série C, não possuíamos mais essas permutas que tínhamos, e o João do Joaninho é sócio do Tupi e nosso amigo. Ele falou que tinha uma van e que fazia um tipo de atendimento em que a van fica disponível em algumas horas vagas. E foi feita uma parceria que era viável tanto para ele quanto para nós. Como no estatuto dele prevê atendimento ao esporte, à cultura e à saúde, nós consultamos várias situações do estatuto dele e do nosso também, que não haveria como prejudicar nem um, nem outro nos horários que não haveria atendimento, e que então poderia fazer alguns transportes para nós. Então foi feita a parceria”, afirmou.

A presidente acrescentou, ainda, que não admite ter havido desvio de finalidade do veículo. “Não houve desvio em momento nenhum. As horas que ele ajudava nunca prejudicava os horários disponíveis para ajudar as pessoas. E, por fim, ele mesmo estava tendo dificuldades para manter a van para atender as famílias. A gente colocava o dinheiro na van, e ele conseguia atender alguns. Uma parceria sem prejuízo a ninguém. E o problema do SUS não é ele que vai resolver. É do país. Quem ele podia ajudar, a gente via que estava conseguindo. E quero pedir desculpas se alguém ficou prejudicado em relação ao Tupi. Se ficou, peço mil desculpas e não vamos prejudicar mais.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.