O elétrico BMW i3 ganha versão esportiva S em 2018

Por Victor Alves, Auto Press


Por Tribuna

24/09/2017 às 07h00

A indústria automotiva mundial está cada vez mais engajada com as questões ambientais e tem colocado no mercado produtos que utilizam propulsão alternativa à pura queima de combustível fóssil. Seja elétrica, híbrida ou alimentada por biocombustível, a motorização “verde” veio para ficar. Uma das fabricantes que embarcou forte nesse conceito foi a BMW, que criou a linha “i”, de carros movidos a eletricidade – a gama é composta pelo hatch i3 e pelo esportivo i8. Para a linha 2018, a fabricante trouxe o i3 com algumas novidades, como aperfeiçoamentos no visual, mudança no acabamento interno e até mesmo a chegada de uma versão esportiva S.

PUBLICIDADE

Por fora, o BMW i3 2018 ganhou iluminação em led, inclusive diurna e para-choque em novo formato. Na traseira, o desenho também muda e completa a pegada mais esportiva do modelo. Em relação ao restante, tudo permanece: o propulsor elétrico, de tração traseira, desenvolve 170 cv de potência e aproximadamente 25 kgfm de torque instantâneo. Com esse trem de força, o i3 pode chegar aos 100 km/h, partindo da imobilidade, em 7,3 segundos e fazer uma retomada dos 80 km/h aos 120 km/h em apenas 4,9 segundos. Já por dentro, o interior carrega novos tecidos de revestimento dos bancos e o cinto de segurança pode ser na cor azul.

Porém, a grande novidade da linha 2018 do i3 é a nova versão S do modelo. Essa variante traz como diferencial o teto, para-choques, apliques nas caixas de roda, capô, retrovisores e colunas pintados na cor preta. Além disso, a suspensão está rebaixada em 10 mm e as rodas são de 20 polegadas.

Mas as novidades não ficam só por conta da estética esportiva. O i3 S 2018 teve o motor retrabalhado para render 40% a mais de potência nas velocidades mais altas em relação ao modelo comum. O comportamento “nervoso” do carro é assegurado pelo modo de condução Sport, que torna a direção mais direta e dá respostas mais rápidas ao acelerador. Em números, o i3 S oferece potência de 186 cv e torque máximo de 27,5 kgfm. Para fazer o zero a 100 km/h, o modelo precisa de 6,9 segundos – 0,4 a menos que a variante convencional.

Segundo a BMW, o i3 2018 pode rodar uma distância de até 300 km com uma única carga. Já o i3 S pode atingir uma autonomia de 290 km. Os dois modelos são equipados com um motor de dois cilindros de 28 cv que produz energia apenas para alimentar as baterias, capaz de aumentar a capacidade de rodagem em 140 km, para até 430 km. Vendido no Brasil pelo preço de R$ 159.950, o i3 sofre, por aqui, a falta de estrutura para carros que são alimentados por eletricidade – diferentemente da Europa, onde são comuns postos de recarga às margens das rodovias e nos centros urbanos.

vi190917-02vi190917-05vi190917-07vi190917-06vi190917-03
<
>

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.