Voluntários participam de capacitação de trânsito
Ação foi realizada com voluntários do Colégio Adventista
O trânsito está sendo tema de debates, palestras, workshops e treinamentos durante a Semana Nacional do Trânsito, que começou na segunda-feira (18) e segue até a próxima segunda (25) em Juiz de Fora. O evento, que é organizado na cidade pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora, em parceria com a Comissão Municipal de Segurança e Educação no Trânsito (Comset), teve nesta quarta-feira (20) a ação de treinamento do projeto Monitores de Travessia, no Colégio Adventista, no Bairro Dom Bosco, Zona Sul. Durante a ação, a Settra treinou e orientou os voluntários sobre a importância e a responsabilidade do trabalho do monitor de travessias, com aulas teóricas de legislação, psicologia e educação do trânsito, postura, gestos e sinais sonoros. Eles também receberam aulas práticas de um agente, com instruções importantes para atravessar a via de forma segura.
Paralelamente, também foram feitos trabalhos de conscientização voltados para a comunidade, que receberam orientações sobre a importância da educação de trânsito e a necessidade do reconhecimento do projeto, respeitando os monitores.
As instituições interessadas em participar do projeto Monitores de Travessia podem entrar em contato com o Departamento de Educação para o Trânsito da Settra pelo telefone 3690-8235.
Programação
Nesta quinta-feira (21), a programação seguirá com a realização de uma blitz educativa, entre 9 e 11 horas, na Rua da Bahia, no Bairro Poço Rico, Zona Sudeste.
Já na sexta-feira (22), no Dia Mundial Sem Carro, será realizada mais uma edição do projeto Vaga Viva, quando uma vaga de estacionamento das ruas Braz Bernardino, São Sebastião, Santa Rita, Batista de Oliveira e Halfeld será transformada em um espaço de convivência para a sociedade, com apresentação de música, exposição de flores e atividades lúdicas. De acordo com o Secretário de Transporte Trânsito, Rodrigo Tortorielo, a ação tem o objetivo de fazer a população pensar sobre a mobilidade urbana. Segundo ele, a intenção é que as pessoas deixem de lado o veículo de passeio e iniciem a carona coletiva ou utilizem outros meios de transporte, como ônibus e até mesmo a bicicleta.