Doutorandos em Letras apresentam trabalhos na mostra O Corpo Capital

Exposição fica em cartaz no prédio da Faculdade de Letras, na UFJF, até esta quinta


Por Tribuna

20/09/2017 às 10h08- Atualizada 20/09/2017 às 15h02

Fotos: Leonardo Costa

Materiais desenvolvidos por doutorandos do Programa de Pós-graduação em Letras – Estudos Literários da UFJF, e produzidos na disciplina Teorias Críticas da Contemporaneidade, se transformou na exposição “O corpo capital”. A mostra teve início nessa terça-feira (19) e se estende até quinta-feira (21). Os trabalhos têm curadoria dos estudantes Julia Luiza Bento Pereira e Lucas Mendes Ferreira, e da professora da disciplina, Silvina Carrizo, e estão sendo apresentados em diversos formatos como poesia, colagem, cadernos de escritores, fotografias e vídeos em várias plataformas.

A concepção da mostra veio por meio das reflexões dos alunos sobre os assuntos vistos durante as aulas e, assim, Silvina idealizou a oportunidade destes conteúdos se transformarem neste modelo de apresentação. “A exposição é muito instigante para mim como professora, porque minhas aulas são muito teóricas”, explica Silvina.

PUBLICIDADE

Além das discussões em sala de aula, o trabalho coletivo foi inspirado com base na leitura de “O Capital”, de Karl Marx, com o intuito de discutir problemas em torno dos conceitos de natureza, coisas e corpos, vinculando a obra com a contemporaneidade e a comemoração de 100 anos da Revolução Russa. Para isso, professores foram convidados para as conversas do grupo, além da exibição de filmes relacionados, que contribuíram para o aprofundamento do estudo.

Estão expostos trabalhos individuais e quatro apresentações de grupos. A mostra pode ser visitada na entrada do auditório da Faculdade de Letras da UFJF e na sala de defesas no mesmo prédio até dia 21 de setembro, no horário de 9h a 20h.

 

 

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.