Coletores de chorume podem ser obrigatórios em JF

Projeto de lei destaca a nocividade que este líquido pode causar à natureza


Por Tribuna

20/09/2017 às 06h30

A instalação de coletores de chorume nos veículos de lixo pode passar a ser obrigatória em Juiz de Fora. Isso é o que prevê o projeto de lei (PL) apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Adriano Miranda (PHS), que destaca a nocividade que este líquido pode causar à natureza, podendo afetar a qualidade da água, quando infiltra o solo, o que compromete a saúde humana e animal. Além disso, produz um odor desagradável, o que também é considerado um tipo de poluição, atraindo animais que transmitem doenças, como ratos, baratas e insetos diversos.

O vereador destaca ainda que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição causada por um litro de chorume equivale à de cem litros de esgoto doméstico e lembra que outro projeto de lei está em tramitação no Senado (54/2016), inclusive, já aprovado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado, transformando o derramamento de chorume por caminhões de lixo em crime ambiental.

PUBLICIDADE

A matéria segue para a análise das Comissões da Câmara Municipal, posteriormente vai passar por três discussões no plenário e encaminhada ao Executivo. Caso seja aprovada, entra em vigor a partir da data de sua publicação.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.