Esporte, esporte fino, black tie: conheça as diferenças do dress code


Por Carol Neves e Marcela Menezes

05/09/2017 às 19h19- Atualizada 05/09/2017 às 19h32

Quando você recebe um convite para um evento social onde é exigido determinado traje sempre surge aquela dúvida do que usar, não é mesmo? Esporte fino, social, black tie, afinal o que cada um desses estilos significa? Para esclarecer todas as dúvidas, vamos destrinchar o dress code para você arrasar na etiqueta.

 

PUBLICIDADE

Traje Esporte

 

Esse é o mais casual de todos, não existem muitas restrições quanto ao que usar. São ocasiões mais informais, como um almoço com amigos, um passeio no parque. Pode-se optar por jeans, blusas, vestidos, macaquinhos, o que for te deixar mais a vontade.

 

Passeio ou esporte fino

 

Aqui o traje já é um pouco mais formal, é o casual mais sofisticado. Indicado para um almoço de negócios, uma social com os amigos. Para essas ocasiões o cocktail dress, os vestidos na altura do joelho, simples e discreto é uma excelente pedida; saias calças de tecido, terninhos também podem ser uma opção. De sandália, a indicação é um salto baixo ou médio, podendo inclusive optar-se por uma sapatilha dependendo do look. A maquiagem é um pouco mais elaborada, mas nada muito extravagante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Social ou passeio completo

O conteúdo continua após o anúncio

 

Para eventos com esse dress code os trajes devem ser mais formais e elegantes. Os tecidos devem ser mais sofisticados, como a seda, por exemplo, os bordados e brilhos estão liberados nessas ocasiões. Eventos como coquetéis, um jantar mais especial, casamentos e formaturas são os que costumam pedir esse tipo de traje. Maquiagem e cabelos são mais elaborados, vale investir naquela ida ao cabeleireiro.

 

Black tie

 

Nesse tipo de ocasião exige-se um alto grau de sofisticação e formalidade. O dress code é a chamada roupa de gala, onde você pode abusar do maximalismo. Aqui os vestidos longos são os mais adequados, porém pode-se optar também por um modelo mais curto, desde que ele seja mais trabalhado e com um tecido mais sofisticado. Os eventos que pedem esse traje são as premiações, casamentos mais sofisticados, madrinhas e formandas também entram nessa lista e suas respectivas famílias. Cabelos são mais produzidos, com penteados, como um coque elaborado, por exemplo, e a maquiagem também deve ser mais refinada.

 

 

Agora que destrinchamos o dress code, você tem tudo para arrasar na etiqueta durante todos os eventos. Beijos e até o próximo post.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.