Encontro com o passado: Decor Vintage


Por Aletheia Westermann

03/09/2017 às 07h00- Atualizada 05/09/2017 às 10h58

Buscar elementos que lembram a estética do passado é tendência na decoração desde sempre e a  decoração vintage têm voltado com força nos dias atuais E não pense que utilizar esse recurso pode deixar os ambientes datados ou com jeito de que o tempo parou por ali. Muito pelo contrario! A ideia é adicionar charme ao espaço, com peças que tragam consigo história e significados, e conferir personalidade ao décor.

PUBLICIDADE

Nunca o vintage foi tão valorizado no design. Uma importante peça assinada, original e de época, tem o poder de transformar tudo ao redor. Como a decoração contemporânea se baseia em cores neutras e sóbrias, é possível inserir  objetos que  muitas vezes já possuíamos em casa: seja  herdados pela família ou os garimpados em antiquários.  O segredo é saber dosar os objetos aos poucos, mesclando as épocas.

Derivando principalmente das décadas de 40 e 50, a decoração vintage é uma fusão de diversos estilos, que pode imprimir exatamente a personalidade suave e nostálgica que deseja. No entanto, algumas tendências do passado estão com tudo novamente como os veludos (super em alta), cores lavadas, formas arredondadas  e um jogo de texturas .Dê preferência também a pisos de madeira em vez de pisos de porcelanato, por exemplo. Papeis de parede delicados são ótimos para dar um toque intimista, além disso, realce  o ambiente com uma peça  de estilo clássico, como uma mesa de centro, o sofá ou mesmo uma estante, que pode ser preenchida com livros e vinis. Uma parede cheia de fotos bem como espelhos com belas molduras dará uma boa combinação. Também são ótimas ideias quadros e pôsteres  com propagandas dos anos 50 ou pin-ups.

No quarto, as camas antigas de metal ou madeira, com design próprio e característico, são as melhores opções. Já na cozinha, além dos eletrodomésticos, ainda é possível dar um toque vintage à decoração utilizando louças antigas e tradicionais, cristaleiras, objetos divertidos.

Apesar de serem muito parecidos, o estilo retrô e a decoração vintage não é a mesma coisa. Enquanto a decoração vintage tem como base objetos (tanto móveis quanto peças do mobiliário, como porcelanas, cristais, luminárias, eletrodomésticos, embalagens) é original da época, podendo ser encontrados, garimpados ou herdados de tempos passados o retrô traz de volta essas e outras referências, porém de um jeito atual. Ou seja, o retrô se baseia em releituras de móveis e objetos que já foram tendência em alguma época, mas que são produzidos atualmente.


Last Look

Coleção de clássicos do Design |  The Art Institute Chicago


Contatos

O conteúdo continua após o anúncio

Rádio: Acompanhe nosso programa “Morar Bem Arquitetura e Interiores” na Rádio CBN Juiz de Fora, toda quinta-feira, às 09:40 horas junto com as apresentadores Marcelo Juliani e Cláudia Figueiredo. Tribuna de Minas.

Leia nossa coluna todo domingo no caderno  Meu Imóvel – Arquitetura e Interiores

E toda semana, tem post novo aqui no Blog.

Facebook: Curta nossa página do Facebook e siga nossos posts, dicas e trabalhos.

Email : Se quiser enviar perguntas, dúvidas, assuntos que gostaria de saber mais ou solicitar alguma dica, escreva para nosso endereço virtual: aletheia@aletheia.com.br

Ou faça-nos uma visita. Estamos localizados na Rua Coronel Vaz de Mello 32|102, Bom Pastor, Tel: 55 (32) 3213-5657

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.