Vamos falar sobre Celulite? Causas e tratamentos


Por Carol Neves e Marcela Menezes

28/08/2017 às 16h34- Atualizada 28/08/2017 às 16h44

Todo mundo sabe que celulite é o terror das mulheres. Mas o que são e o que podemos fazer para combatê-las?

Celulite é o nome popular da lipodistrofia ginoide, que nada mais é que o depósito de gordura sob a pele dando um aspecto de casca de laranja. A falta de oxigenação dessas células de gordura,  contribui para o acúmulo de tecido adiposo, prejudicando a drenagem pelos vasos linfáticos da região e levando ao acúmulo de toxinas.

PUBLICIDADE

 

Ela afeta cerca de 95% das mulheres e é mais comum em pele branca. Os homens são um pouco mais privilegiados nesse quesito e sofrem menos desse mal.

É causada por uma série de fatores, como predisposição genética, fatores hormonais, alimentação inadequada, vida sedentária e pode ser classificada em Leve, Moderada e Grave.

O tratamento da celulite não é simples e deve ser encarado como uma mudança no estilo de vida e alimentação, associada a tratamentos individualizados que, na maioria das vezes, requerem associações de técnicas e tecnologias direcionadas para as causas do problema.

Muitas são as opções atualmente; drenagem linfática para evitar a retenção de liquido; radiofrequência e ultrassom que ajudam na irrigação dos tecidos, estimulam colágeno e agridem a gordura; subsicion que é um método cirúrgico que rompe os septos fibrosos; Sculptra® que é um bioestimulador de colágeno que trata a flacidez e consequentemente o aspecto ondulado da pele.

O tratamento da celulite é difícil e demorado e depende de uma boa indicação do médico especialista e de muita disciplina do paciente. Assim sendo, os resultados podem ser muito gratificantes e duradouros.

Dra. Laura Loures Tavares

O conteúdo continua após o anúncio

Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

CRM-MG 55670 / RQE 38782

Atendimento: Clínica Dermacenter Centro Dermatológico

Prof. Benjamin Coluci, 130 – Centro, Juiz de Fora – MG, 36010-600

Telefone: (32) 3215-8087

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.