Juiz de Fora recebe ação no Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar

Alunos da Faculdade de Medicina da Unipac oferecerão treinamento à população em um shopping da cidade


Por Tribuna

25/08/2017 às 12h02

Foto: Divulgação/IESPe

As manobras de reanimação cardiopulmonar podem salvar vidas, quando bem aplicadas. Para que mais pessoas saibam como agir em casos de urgência e estejam preparadas para realizar as ações corretas, os alunos da Faculdade de Medicina da Unipac Juiz de Fora estarão no Shopping Jardim Norte, localizado na Avenida Brasil, 6.345, Mariano Procópio, neste sábado (26), Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, para orientar e treinar a população com os procedimentos. A ação é gratuita e acontece das 10h às 22h, no piso L2, sob coordenação da Liga Acadêmica do Trauma e Emergência (Latre) da Unipac Juiz de Fora, em parceria com o Instituto Educacional São Pedro (IESPe).

Por meio de bonecos, alunos vão instruir a população em geral sobre o que fazer em pessoas com paradas cardíacas, adultos e crianças, além de procedimentos para reverter engasgos. Também será abordado o uso dos Desfibriladores Externos Automáticos (DEAs). O treinamento dura entre 5 e 8 minutos e pode ser aprendido por qualquer pessoa, sem que haja necessidade de inscrição.

PUBLICIDADE

Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar

A parada cardíaca é um evento súbito e imprevisível. Pode acontecer a qualquer momento, com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Cerca de 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes de chegar ao hospital. Uma reanimação cardiopulmonar imediata pode dobrar ou mesmo triplicar as chances de a vítima sobreviver. As estatísticas mostram que quanto mais pessoas souberem a reanimação cardiopulmonar, mais vidas podem ser salvas.

A Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia aponta que, no Brasil, por ano, cerca de 100 mil pessoas sofrem parada cardiorrespiratória fora dos hospitais. Dessas, 84% ocorrem em domicílios e o restante em locais de grande circulação de pessoas como shoppings centers, estádios esportivos e aeroportos.

Baseado nessa importância e necessidade de propagação desses conhecimentos para toda a população, nasceu o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar. Tornou-se um movimento nacional, que surgiu no Estado do Maranhão e, já na sua primeira edição, em 2014, contou com adesão de diversas cidades espalhadas pelo Brasil. Em Juiz de Fora, a Liga Acadêmica do Trauma e Emergência (Latre) da Unipac organiza ações desde 2015, sob orientação do médico e professor Clorivaldo Rocha Correa.

Foto: Divulgação/IESPe

A Latre

A Latre tem como finalidade mobilizar os acadêmicos em prol do desenvolvimento, promoção e difusão dos estudos de traumatologia, urgência e emergência médica, contribuindo para a formação acadêmica dos alunos da Unipac Juiz de Fora. As atividades realizadas na liga constam de plantões acadêmicos nos serviços de urgência e emergência pré-hospitalar móvel e fixo, de reuniões científicas quinzenais com aulas expositivas e treinamento em manequins. Os integrantes da Latre são treinados para participarem das atividades na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte e no Samu, estagiando tanto na ambulância da Unidade de Suporte Básico, quanto na Unidade de Suporte Avançado, juntamente com a equipe responsável.

O conteúdo continua após o anúncio

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.