Comércio se ‘monta’ para o Miss Gay
De olho no consumo do turista rainbow, lojistas inovam na decoração
Se o objetivo é chamar a atenção, que seja com manequim vivo, com direito a drag tombadora. De olho na chegada de turistas para o Miss Gay, parte do comércio de Juiz de Fora, que ainda é minoria, volta o olhar para o potencial econômico desta clientela e cria vitrines especialmente para este público – o que acaba agradando todos os que sabem da importância do respeito à diversidade. Na Tricomania, localizada no Mister Shopping, a drag não apenas usa os lançamentos, como passeia no shopping com a sacola da marca, distribuindo simpatia, fazendo fotos e chamando consumidores para a loja. Lá, as vendas já cresceram entre 30% e 40%.
Um dos idealizadores da vitrine, o vendedor Tiago Capuzzo diz que a ideia foi colocar uma drag atuando como blogueira, vestida com looks da marca, que estão sendo aprovados pelos clientes. “Já vendemos dois looks usados por ela”, comemora. O manequim vivo muda de posição, acompanhando a movimentação do cliente e, nos intervalos de folga, dá uma passeada pelo shopping, para alegria de quem passa pelo local. A drag, aliás, está em plena sintonia com a loja devidamente enfeitada com bolas, tules e muita cor.
Também chamam a atenção as colunas de bolas, nas cores do arco-íris, distribuídas pela parte alta da Rua São João. A decoração, realizada pelos próprios lojistas, está entre as estratégias adotadas pelos comerciantes da rua nas principais datas comemorativas, para criar ambiência e atrair público. No sábado, véspera do Dia dos Pais, quem passou pelo local se surpreendeu com a presença de trucks com cervejas artesanais e beliscos, despertando um novo olhar e a vontade de ficar no local.
A vitrine da Tricomania é uma das inscritas no 1º Concurso de Vitrines promovido por Sindicato do Comércio (Sindicomércio) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Segundo a coordenadora de RH e Eventos do Sindicomércio, Juliana Freesz, as inscrições ficaram abaixo do esperado – o número não foi divulgado. Mas a boa notícia é que as lojas participantes têm surpreendido positivamente. “Os comerciantes inscritos se engajaram. As vitrines estão bastante criativas.”
Conforme Juliana, as avaliações seguem até este sábado. Na sua opinião, além da boa repercussão entre o público, há um claro reflexo positivo em vendas. Além das iniciativas isoladas, a coordenadora destaca a importância da ação conjunta, como no caso da Rua São João, “que abraçou a Semana Rainbow”. Na sua avaliação, a ação tem atingido o objetivo a que se propõe, que é não apenas apoiar o evento, mas mostrar para o turista que a cidade é acolhedora. A premiação acontece no dia 29 de agosto.
O presidente da CDL, Marcos Casarin, reforça o apoio, junto com o Sindicomércio, ao Miss Gay. Conforme Casarin, o evento vai contribuir para movimentar não apenas o setor, mas toda a cadeia, formada por hotéis e restaurantes da cidade. Segundo ele, as ações deste ano foram adotadas em cima da hora, mas a expectativa é que, em 2018, o evento entre no planejamento das entidades, para que seja possível aumentar o apoio, inclusive com previsão orçamentária específica para este fim.
PM tem esquema de segurança para Raibow Fest
A Polícia Militar tem esquema especial de segurança para Rainbow Fest Brasil 2017 e o Miss Gay, que acontecem neste sábado (19) em Juiz de Fora. De acordo com o assessor de comunicação da PM, major Marcellos Machado, haverá uma suplementação considerável no efetivo, que irá atuar nos principais pontos de concentração dos eventos, como o Calçadão da Rua Halfeld e a Praça Antônio Carlos, no Centro, durante o dia e à noite, nas proximidades do Terrazzo, no Salvaterra, onde acontecerá o Miss Gay.
Durante o Rainbow Fest, o Departamento de DST/Aids da Secretaria de Saúde fará distribuição de preservativos para conscientizar e incentivar a prevenção quanto a doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, será feita panfletagem com orientações gerais. As abordagens serão realizadas por 30 profissionais da saúde neste sábado (19), ao longo do evento, na Rua Halfeld e na Praça Antônio Carlos.
Miss Gay
A Settra irá disponibilizar horários extras em algumas linhas para quem for acompanhar o Miss Gay à noite, no Salvaterra, que deve reunir cerca de três mil pessoas. Foram incluídas as seguintes linhas e horários: 518-Salvaterra (5h10); 518- Torreões (5h20); 523-Monte Verde (6h).