JF sedia maior evento varejista da região

Evento promove ambiente de negócios entre supermercadistas, atacadistas, panificadores e indústria


Por Fabíola Costa

15/08/2017 às 20h34- Atualizada 16/08/2017 às 10h06

Juiz de Fora sedia, a partir desta quarta-feira (16), o principal evento varejista da Zona da Mata. O 16º Super Encontro Varejista (Sevar) promete reunir 1.800 pessoas, entre empresários e profissionais dos ramos supermercadista, atacadista e panificador da região e do Campo das Vertentes. O encontro, promovido pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), acontece até quinta e reúne 51 empresas expositoras, sendo 28 pequenos agricultores. O tema central deste ano é “Acreditar e fazer”. O Sevar conta com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora, Sindicato da Panificação, Sindicomércio e Convention & Visitors Bureau de Juiz de Fora e Região. O evento será no Capitólio Eventos (Avenida Deusdedit Salgado 4.088).

Entre as novidades desta edição, além da participação recorde de expositores – a média, nos últimos anos, ficou na faixa de 35 a 40 -, está a realização do Circuito Mineiro de Compras Sociais, espaço exclusivo para promover a aproximação de pequenos produtores ou agroindústrias familiares com os supermercados, para que possam apresentar seus produtos a potenciais compradores. A iniciativa tem por objetivo transformar os pequenos empreendedores em fornecedores do varejo, contribuindo para o fortalecimento da economia regional.

PUBLICIDADE

O superintendente da Amis, Antônio Claret Nametala, destacou a preocupação em estimular a agricultura familiar de cada região, cuja produção tem espaço nos supermercados. “O consumidor está buscando produtos mais naturais, orgânicos”, disse, destacando a necessidade de oferecer opções de compra para essa clientela crescente. O circuito é uma iniciativa da Amis, em parceria com o Governo mineiro, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif) e com o Sebrae-MG.

A Mostra de Fornecedores reúne produtos e serviços, inclusive lançamentos para o mercado, propiciando ambiente de negócios com a indústria. O Sevar traz, ainda, uma programação de treinamento. Nos dois dias, haverá debates, palestras técnicas, motivacionais e workshop com especialistas visando a atualização profissional e o desenvolvimento empresarial. “É a oportunidade de atualização de conhecimentos e aproximação com as tendência de mercado.”

Segundo Claret, quanto mais diálogo nesse momento de dificuldade econômica e restrição do consumo, melhor. O vice-presidente regional da Amis na cidade, Álvaro Pereira Lage, destaca que é a oportunidade de os empresários conhecerem ações que deram certo em outras empresas ou regiões. “São dois dias de muita informação, conhecimento e relacionamento. Fornecedores e supermercadistas têm no Sevar o ambiente propício para conhecer tendências, fortalecer parcerias e realizar negócios.”

 

Força do setor

Neste ano, o setor supermercadista mineiro está investindo R$ 400 milhões em abertura e reformas de lojas. Pelo menos 56 unidades serão abertas no estado, com a geração de 5.600 postos de trabalho. Em 2016, o segmento registrou faturamento de R$ 33,97 bilhões e empregou diretamente 180,2 mil colaboradores, em 7,1 mil lojas.

Programação segue até quinta

A abertura do evento acontece no dia 16, às 9h45, com visita técnica à loja do Bahamas no Pátio São Vicente. Às 14h, haverá a palestra magna: “Liderança prática: como transmitir o DNA da empresa para os colaboradores”, ministrada por Rafael Medeiros Filho, administrador de empresas com especialização em Recursos Humanos e autor de livros, como “Proibido estacionar na vida”, “Como construir sua raridade profissional” e “Saia do lugar comum”. A solenidade de abertura está prevista para as 16h30, seguida pela inauguração da mostra de fornecedores.

O conteúdo continua após o anúncio

O workshop “Alterações recentes na NR 12 em supermercados, açougues e padarias”, ministrado pela auditora-fiscal do Ministério do Trabalho Julie Santos Teixeira, abre, às 10h, a programação do segundo dia. Durante a tarde, estão previstas outras duas palestras: “Mudar para perpetuar”, às 14h30, ministrada por Zanone Campos, contador e bacharel em Direito, com ampla experiência no varejo, e a palestra magna “Gol de placa, sorte ou competência? Inovação e coragem como diferenciais e resultados”, realizada às 16h, pelo superintendente da Amis.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.