Seis iniciativas são contempladas no 12º prêmio “Amigo do Patrimônio”


Por Tribuna

14/08/2017 às 17h23- Atualizada 15/08/2017 às 13h50

Foto: Gil Veloso/Divulgação PJF

Seis propostas foram contempladas pelo 12° prêmio ”Amigo do Patrimônio” com atitudes que valorizam o patrimônio de Juiz de Fora. As iniciativas serão homenageadas nesta quinta-feira (17), às 14h30, no Anfiteatro João Carriço (Avenida Barão do Rio Branco, 2.234 – Centro). Suzana Markus foi premiada pela iniciativa de promoção da cultura e do patrimônio cultural na comunidade de Sarandira, mobilizando a comunidade em relação à cultura local. Já o Laboratório de Patrimônios Culturais (Lapa) será premiado pelos projetos de pesquisa desenvolvidos entre os alunos da UFJF, relacionados a gestão de acervos, que destacam o patrimônio juiz-forano e contribuem para a valorização da memória e para a formação de profissionais. O Projeto de visitas guiadas no Cine-Theatro Central está na lista de agraciados por incentivar o conhecimento sobre o bem tombado.

Também recebe o prêmio Mônica Cristina Henriques Leite Olender, em reconhecimento aos projetos de restauro sempre aprovados pelo Comppac, que são referência para outros projetos de imóveis tombados, além de sua militância em prol da preservação do patrimônio cultural. A loja Riachuelo foi reconhecida por manter as características da fachada do imóvel localizado na Rua Halfeld, 580 (que não é protegido por tombamento), seguindo as diretrizes do decreto que rege a publicidade em imóveis protegidos. Já a página no Facebook “Patrimônio Cultural: Além da Pedra e Cal” recebe o reconhecimento por ser uma importante ferramenta de divulgação e ações de salvaguarda do patrimônio cultural local, levando conteúdo sobre o tema através das redes sociais.

PUBLICIDADE

A comissão julgadora do prêmio foi formada pelo superintendente da Funalfa e presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac), Rômulo Veiga, pelo vice-presidente do Conselho, Wilson Cid, e pelos historiadores da Divisão de Patrimônio Cultural da Funalfa, Fabrício Fernandes e Carina Muguet. Foram levadas em conta a originalidade das ações e a abrangência e importância da proposta. O prêmio, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da da Funalfa, foi instituído pela Lei 11.111, de 25 de abril de 2006, e tem como objetivo estimular atitudes de divulgação, defesa e preservação de bens culturais tombados pelo município e de valorização do patrimônio cultural de Juiz de Fora.

Também na quinta-feira a Guarda Municipal realizará, no Parque Halfeld, o evento “Semana do Patrimônio e da Fotografia”, que pretende mostrar ao público fotos dos principais patrimônios da cidade. Além disso, durante o evento, será apresentado à população o projeto “Estação da leitura”, da Guarda Municipal Ambiental, que divulgará material sobre a conservação do Parque Halfeld. O evento segue até sexta-feira.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.