Equipe retira moradores de rua do São Mateus

Trio deixou o local durante ação conjunta de órgãos da PJF e Polícia Militar


Por Renan Ribeiro

08/08/2017 às 21h01- Atualizada 08/08/2017 às 21h03

 

Após abordagem pacífica, um casal e um rapaz que ficavam em frente a agência foram levados para abrigos

 

PUBLICIDADE

No local em que se encontravam os pertences de um casal em situação de rua, na esquina da Avenida Presidente Itamar Franco com a Rua Padre Café, no Bairro São Mateus, em frente a uma agência da Caixa Econômica Federal, não há mais vestígios da presença deles. Todos os objetos e materiais que serviam de abrigo e eram usados no cotidiano do casal e de outro rapaz foram retirados. A saída do trio aconteceu durante ação conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), Secretaria de Atividade Urbanas (SAU), Demlurb, Guarda Municipal, Abordagem Social e Polícia Militar.

Por meio de nota, a SDS informou que a resistência ao chamado para a rede de acolhimento é grande e que as pessoas em situação de rua não aceitam ir para as unidades disponibilizadas pela Prefeitura. No entanto, na tentativa desta terça-feira (8), os três moradores aceitaram acompanhar os profissionais responsáveis pela abordagem.

O casal foi encaminhado para a Casa da Cidadania e o rapaz para o Centro Pop. De acordo com o relato de comerciantes do entorno, a conversa entre a equipe e os moradores foi pacífica e os três moradores não apresentaram resistência. A ação, que foi intensificada pelo Poder Público em junho deste ano, ainda não tem um balanço. A SDS não divulgou qual deve ser o foco da próxima abordagem, mas confirmou que deve continuar incidindo sobre os locais com maior concentração de chamados, por meio do serviço de abordagem no telefone: 3690-7770.

A situação desses moradores foi mostrada pela Tribuna também em junho, quando um deles contou que já tinha passado pela rede de acolhimento, mas preferia continuar morando na rua por conta de uma série de contextos e de sua história familiar.

 

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.