Feira de adoção de animais agita o Parque Halfeld
Evento neste sábado (5) foi promovido pela Comissão de Defesa, Controle e Proteção dos Animais da Câmara Municipal
Luar e Kika são rajadas e dóceis. Enquanto a primeira tem apenas cinco meses, a segunda já completou um ano. Tom também tem um ano, mas é branco com manchas pretas. Quietinha, Mia, de um ano, chama atenção pela pelagem caramelo, rara entre os gatos. Em outra tenda montada na manhã deste sábado (5), no Parque Halfeld, estavam os pequeninos cachorros Leco e Liza, de apenas dois meses, deitados, ouvindo os latidos dos amigos de espécie do lado. Olhares e mãos carinhosas mexiam com os animais prontos para serem adotados e levados do Canil Municipal. A feira de adoção, promovida pela Comissão de Defesa, Controle e Proteção dos Animais da Câmara Municipal, expôs dignamente os bichinhos, permitindo que interessados preenchessem uma longa ficha, que após ser analisada ao longo da semana, libera a entrega dos animais.
Durante quatro horas, da manhã à tarde, a feira chamou atenção de quem passava pela praça, não apenas pelo aspecto da oferta, mas também para a importância do cuidado com os animais, tema fartamente discutido numa semana em que manifestantes se mobilizaram na Rua Halfeld, pedindo maior rigor e justiça nos casos de maus-tratos. “Hoje temos convênio com três clínicas para atender os bichos resgatados nas ruas. Fazemos cirurgia e tratamos de todas as doenças. Mas canil e gatil não são lugares para os bichos. Deveria ser, apenas, lar temporário. Bom mesmo é quando são adotados. Infelizmente, não temos adotantes bons para tantos animais abandonados”, pontua Miriam Neder, protetora e gerente do Departamento de Controle Animal da Prefeitura.
Atualmente, o canil abriga cerca de 500 cães e o gatil acolhe 80 gatos. Segundo Miriam, o Canil Municipal realiza palestras em escolas e outras atividades de conscientização, como as próprias feiras de adoção, com o intuito de chamar atenção para a responsabilidade dos seres humanos para com os bichos. “Acho que o abandono tem diminuído. A divulgação dos casos cresceu com a força das redes sociais. E isso é ótimo, porque ajuda a coibir maus-tratos.”
Parte da programação do Câmara na Praça, a feira de adoção abriu o evento que contou, ainda, com a feira Mercado Aberto, Expresso Cidadão, com os serviços oferecidos pelo Centro de Atenção ao Cidadão e show da ex-The Voice Alessandra Crispin.