Frota aumenta 30% com volta às aulas em Juiz de Fora

Em vários pontos houve retenção, mas situação é pior na Avenida Itamar Franco


Por Tribuna

01/08/2017 às 20h45- Atualizada 01/08/2017 às 20h46

Orientação da Settra é para que pais e alunos respeitem a sinalização e as faixas, principalmente nas travessias (Foto: Leonardo Costa)

Com o retorno da circulação de estudantes de escolas municipais e estaduais, além de instituições privadas de ensino fundamental, médio e superior, e também dos alunos da UFJF, há uma estimativa de aumento de 30% na frota de veículos na cidade, de acordo com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra). O primeiro dia de aula já contou com trânsito lento e retenções em alguns pontos da cidade.

Próximo do horário de saída da maioria dos colégios no turno vespertino, entre as 17h30 e 18h, a plataforma Waze indicava trânsito intenso na Avenida Presidente Itamar Franco, no trecho entre a esquina da Rua Espírito Santo e a Rua Doutor Romualdo, em que o tráfego atingiu 6km/h. O local concentra o movimento de saída dos Colégios dos Jesuítas e Stella Matutina e do Instituto Estadual de Ensino (Escola Normal).

PUBLICIDADE

Esse local é um dos pontos indicados pela Settra como uma das maiores concentrações de pessoas e fluxo de veículos e, por isso, recebe o reforço da equipe de fiscais da pasta. “Temos o reforço de 12 agentes por turno em operações próximas das escolas. Identificamos os pontos em que há maior movimento, que coincidem com três escolas particulares, que são o Jesuítas, o Stella Matutina e o Santa Catarina, e três escolas estaduais: Henrique Burnier, Fernando Lobo e Professor Quesnel”, explica o supervisor operacional da Settra, Marcelo Pianta.

Na mesma faixa de horário, também conforme os dados do Waze, o trânsito era intenso chegando a 10km/h na Avenida dos Andradas, Centro, local de saída do Colégio Santa Catarina. Na Rua São Mateus, bairro homônimo, também havia tráfego intenso, chegando a 9km/h. Na Rua Bernardo Mascarenhas, Bairro Fábrica, Zona Norte, o fluxo era moderado, chegando a 17km/h. Na Rua Osório de Almeida, Poço Rico, Zona Sudeste, endereço da Escola Estadual Henrique Burnier, o marcador era de trânsito fluindo normalmente.

Pianta ressaltou a necessidade de respeito às leis de trânsito. “Sempre orientamos o uso do transporte coletivo. No caso da opção pelo transporte privado individual, os motoristas devem estar ainda mais atentos, respeitando a redução da velocidade das portas das escolas, com o uso de cinto sempre.” Ele salienta que crianças com até 10 anos devem trafegar na parte de trás, também com o cinto. Além disso, reitera a importância de respeitar a sinalização, assim como não estacionar em fila dupla. “Reforçando todas essas regras garantimos a redução dos riscos nessas áreas”, finaliza o supervisor.

UFJF
No Campus da UFJF havia tráfego intenso por volta das 18h, quando o fluxo chegava a 12km/h. Na universidade, os estudantes foram recebidos com programação especial às 17h na Praça Cívica, com atividades informativas, de integração e lazer.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.