Calouros e veteranos da UFJF serão recepcionados com programação especial

Objetivo é reunir novos e antigos alunos dos cursos diurnos e noturnos em uma espécie de happy hour


Por Tribuna

31/07/2017 às 13h03

Calouros e veteranos dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) voltarão às aulas nesta terça-feira (1), no campus de Juiz de Fora. Na quarta, haverá programação especial, com a presença do reitor Marcus David, a partir das 17h, na Praça Cívica, para registrar o início do segundo semestre letivo com atividades informativas, de integração e lazer.

É a segunda vez que a recepção é feita ao ar livre, com a proposta de promover uma interação entre a comunidade acadêmica e, ao mesmo tempo, apresentar os serviços e as oportunidades que a universidade oferece aos estudantes. O objetivo é reunir calouros e veteranos dos cursos diurnos e noturnos da instituição em uma espécie de happy hour. A drag queen Femmenino, interpretada pelo estudante do Bacharelado em Artes e Design Nino de Barros, será responsável por conduzir o evento, informando, de forma descontraída, sobre o funcionamento da universidade e as oportunidades de bolsas na instituição.

PUBLICIDADE

A ideia da universidade é acolher os estudantes, “mostrando que a UFJF é um espaço de respeito à diversidade, de respeito a todas as orientações. É fundamental que os ingressantes percebam isso desde já”, ressalta o diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, à assessoria da UFJF.

A recepção também contará com a presença de representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e de pró-reitores e diretores. Serão exibidos dois vídeos: um sobre a instituição e outro de boas-vindas aos estudantes. O encerramento da atividade será feito pelo Grupo Alquimia. A banda, que tem entre seus integrantes ex-alunos da UFJF, apresentará ao público pagodes tradicionais, versões em ritmo de samba de músicas consagradas de outros estilos, além de composições próprias.

 

Perfil dos ingressantes

Dentre os 1.299 já matriculados na graduação presencial da UFJF, no campus de Juiz de Fora, há alunos das cinco regiões do país e do Distrito Federal: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Paraná. A universidade receberá ainda dois calouros estrangeiros de nacionalidade norte-americana.

Do total de novos integrantes da comunidade acadêmica, 626 são de Juiz de Fora e 673 de outros municípios. A média de idade do grupo, composto majoritariamente por mulheres – 700 no universo de 1.299 calouros já matriculados -, é de 21 anos. Ao todo, a UFJF ofereceu 1.487 vagas para o campus Juiz de Fora, sendo que os editais de reclassificação e matrículas ainda estão em andamento.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.