Pesquisadoras estrangeiras falam sobre tratamentos contra o câncer


Por Tribuna

25/07/2017 às 19h08

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai receber duas pesquisadoras estrangeiras durante a realização do workshop em química medicinal organizado pelo programa de pós-graduação (PPG) em química. Lena Ruiz Azuara, da Universidad Nacional Autónoma de México (Unam) e Susan Berners-Price, da Griffith University, da Austrália, foram convidadas para ministrar seminários e um minicurso sobre medicamentos para o tratamento do câncer. O workshop terá início nesta quarta-feira (26), após mudança na programação, e acontece até sexta (28).

Lena Ruiz vai ministrar um minicurso de 12 horas sobre química inorgânica medicinal, de quarta a sexta, além de uma palestra sobre “Mecanismos de ação de compostos mistos de cobre sobre linhas cancerosas e parasitas”, e Susan falará sobre o processo de desenvolvimento da Casiopenía-III, complexo de cobre com atividades antiproliferativas e antitumorais atualmente em teste. Segundo o professor e coordenador de seminários do PPG, Luiz Antônio Sodré Costa, a participação das pesquisadoras vai enriquecer o evento, direcionado a professores, alunos de graduação e pós-graduação e acadêmicos de outras instituições.

PUBLICIDADE

“Convidamos as pesquisadoras por meio da professora do departamento Maribel Navarro, com o objetivo de compartilhar um pouco do conhecimento delas. Também temos uma pesquisa bem ampla nessa área. É bom para o PPG, porque isso traz uma internacionalização ao programa.” A expectativa é que mais de 30 pessoas participem do workshop.

Importância do tema
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 32 milhões de pessoas vivem com câncer no mundo todo. Por isso, conforme o professor, conhecer a doença e pesquisar a produção de novas drogas é essencial. “A química medicinal é a área da química envolvida no desenvolvimento de remédios. Estudamos a parte estrutural, sobre como podemos fazer interações com o alvo biológico, por exemplo.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.