Guarda dispara para conter ladrões com soco inglês na Morais e Castro

Bando formado por cinco adolescentes e jovem de 18 anos acabou detido


Por Sandra Zanella

24/07/2017 às 14h41

Um adolescente de apenas 13 anos, outros quatro de 17 e um jovem, 18, foram detidos em ação conjunta da Guarda Municipal e da Polícia Militar após utilizarem um soco inglês para agredir e roubar dois pedestres, de 15 e 16 anos, em plena Rua Morais e Castro, no Bairro Alto dos Passos, na Zona Sul de Juiz de Fora. O crime aconteceu no fim da noite do último sábado (22), quando as equipes realizavam mais uma etapa da operação Vaga legal, com o intuito de coibir a ação dos flanelinhas naquela região. Um guarda chegou a disparar um tiro de munição não letal para conter o bando que tentou escapar da abordagem, mas ninguém foi ferido pelo disparo. Um dos jovens rendido sofreu um hematoma no olho esquerdo.

O crime aconteceu por volta das 23h. A PM e a GM faziam patrulhamento pela Morais e Castro quando populares informaram que dois pedestres estavam sendo assaltados por um grupo. Em seguida, as vítimas e os suspeitos foram localizados. Um dos adolescentes de 17 anos portava um soco inglês usado para agredir as vítimas e roubar dois celulares, além de R$ 55. Um dos telefones roubados foi encontrado próximo ao local da abordagem. Ainda foram recolhidos R$ 181 que estavam em poder do bando e seriam fruto de assaltos.

PUBLICIDADE

Nenhum dos envolvidos assumiu a autoria do assalto, mas todos os adolescentes foram apreendidos, e o adulto recebeu voz de prisão em flagrante. Os suspeitos foram reconhecidos pelas vítimas e encaminhados para a 1ª Delegacia Regional, em Santa Terezinha, sendo acompanhados pelos responsáveis. O adulto foi autuado também por corrupção de menores, além dos crimes de roubo, lesão corporal e associação criminosa. Ele foi encaminhado ao Ceresp. A situação dos adolescentes será acompanhada pela Vara da Infância e Juventude.

Além dos envolvidos no assalto, foram conduzidos para prestar esclarecimentos na delegacia três flanelinhas flagrados na atividade ilegal, já que estariam cobrando irregularmente pelas vagas de estacionamento em área pública. O rapaz ferido preferiu procurar atendimento médico posteriormente.

 

 

Vaga legal
Segundo a assessoria da Guarda Municipal, a operação Vaga legal ocorre semanalmente e visa a garantir segurança à população e aos frequentadores da região do Alto dos Passos, onde há grande concentração de bares e restaurantes. As vias já contam com a Área Azul noturna, mas a medida não foi suficiente para afastar os flanelinhas. “Durante a operação, populares acionaram a GMJF e a PMMG para que fosse coibido a ação de jovens que estariam realizando arrastões e roubos na região onde a ação acontecia”, acrescentou a assessoria. “Devido à resistência e fuga dos jovens, a GM realizou um disparo com lançador soft, que lança projéteis plásticos não letais. Não houve feridos por conta do disparo”, completou.

O conteúdo continua após o anúncio

Por meio da assessoria, o comandante interino da GM, Ricardo Loures, reforçou que o grupo agiu com violência. Ele esteve na delegacia acompanhando os trabalhos. “Estamos realizando operações como essa frequentemente para devolver à população de bem a sensação de segurança”, disse o comandante, destacando os resultados positivos diante das parcerias com as polícias Civil e Militar.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.