Assalto com reféns acaba com a prisão do bandido em Piraúba
Funcionários dos Correios, que também funciona como respondente bancário, foram surpreendidos por assaltantes no início da manhã
Um homem, 21 anos, foi preso após fazer de reféns os funcionários de uma agência dos Correios na cidade de Piraúba, a 92km de Juiz de Fora, na manhã desta sexta-feira (21). Eram 8h30, quando comerciantes próximos à agência, que também funciona como respondente bancário, ligaram para a Polícia Militar e informaram que uma motocicleta vermelha e branca, com placa de Canaã (MG), estaria parada próxima ao estabelecimento, levantando suspeita. A PM checou a placa e constatou que esta pertencia a uma outra motocicleta da cidade de Canaã, que possui denúncia de furto em Viçosa
Uma viatura deslocou-se para o local, e um dos militares entrou na agência. Ele se aproximou de um funcionário e perguntou se estava tudo bem. O trabalhador, 37, respondeu que sim, mas sinalizou com as mãos que havia outras pessoas na parte de dentro do imóvel.
O PM saiu da agência e solicitou apoio das guarnições de Tocantins, Ubá e Guarani, cidades próximas a Piraúba, anunciando que havia um roubo com reféns em andamento. De imediato, a equipe que já estava no local isolou a área. Em seguida, o criminoso, que levava uma sacola com dinheiro pendurada no braço, se dirigiu para o centro da agência com uma arma apontada para a cabeça de um funcionário. Outros dois trabalhadores também estavam reféns do bandido.
A 4ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito de Juiz de Fora foi chamada a Piraúba para ajudar na negociação com o criminoso. Os policiais insistiram para que ele deixasse a arma no chão e se rendesse. Ao perceber que estava cercado, o assaltante soltou a vítima, a arma e se deitou com as mãos na cabeça. Neste instante, os policiais entraram e o prenderam. Na sacola que o bandido carregava havia R$ 70.211.
Após a prisão, o próprio comandante da 4ª Região de Polícia Militar, coronel Alexandre Nocelli, dirigiu-se para Piraúba no helicóptero Pegasus e auxiliou nas buscas a um segundo criminoso, que, a princípio, teria chegado à cidade junto com o homem preso. Ele já foi identificado, mas, até por volta das 18h, não tinha sido localizado.
Assalto planejado
O assaltante preso informou que ele e seu parceiro chegaram a Piraúba por volta das 4h e, após comprarem um lanche no posto de gasolina na entrada da cidade, se esconderam em um matagal. Ainda conforme a PM, o assaltante contou que a dupla havia combinado que, após o roubo, retornaria para o mesmo local e lá permaneceria até as 15h, com o objetivo de enganar os policiais. No fim da tarde, os dois retornariam para Viçosa. No matagal, a PM apreendeu uma bermuda, uma blusa de frio e um maço de cigarros.
Os militares ressaltaram no registro da ocorrência que, por meio de filmagens da agência dos Correios, nesta sexta-feira e no dia 18 de julho, foi observada a presença de um Fiat Uno cinza próximo ao estabelecimento, sendo que, nesta sexta, havia quatro ocupantes no carro. O mesmo veículo foi visto pelos militares da cidade de Guarani próximo à agência dos Correios daquela cidade, também na sexta. Na Cidade de Guarani, os ocupantes do Fiat teriam solicitado informações a moradores sobre a localidade de Barcas, na Zona Rural, que dá acesso a Piraúba.
De acordo com a PM, o homem preso faz parte de uma quadrilha de Viçosa que já tem nove pessoas identificadas. Na quinta-feira (20), a agência dos Correios na cidade de Viçosa foi alvo de roubo consumado, e, segundo informações, as características do autor, o modus operandi e a motocicleta utilizada são semelhantes ao fato ocorrido em Piraúba. O preso foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal de Juiz de Fora.