Prefeitura de Muriaé realiza novos cadastros e atualização do CadÚnico

Administração contratou cinco técnicos para agilizar o procedimento, aprimorando programas sociais


Por Tribuna

10/07/2017 às 08h54

A Prefeitura de Muriaé está realizando um processo de atualização cadastral das famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), sistema nacional que reúne informações socioeconômicas de famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa.

A medida tem como objetivo aumentar a taxa de atualização cadastral de Muriaé, o que assegura maior repasse de verbas do Governo Federal para o município e o aumento do número de famílias inscritas no CadÚnico.

PUBLICIDADE

Por meio das informações disponibilizadas no programa, é possível ao governo conhecer as reais condições de vida da população. A partir disso, podem ser realizadas as seleções das famílias para diversos programas sociais, como Bolsa Família; Minha Casa, Minha Vida; tarifa social de Energia Elétrica; isenção em inscrições em concursos públicos; requerimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) junto à Previdência Social, entre outros.

Muriaé possui, atualmente, 12.865 famílias inscritas no Cadastro Único. Para realizar o procedimento, são necessários os documentos de todos os membros da família, como CPF, RG, título de eleitor, comprovante de renda, carteira de trabalho, comprovante de residência, registro de casamento ou nascimento e declaração escolar. O cadastro ou a atualização podem feitos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município ou no Núcleo de Atendimento de Assistência Social (NAAS), que está localizado ao lado da Fundarte.

A fim de agilizar a atualização cadastral, a Prefeitura de Muriaé realizou um processo seletivo simplificado para contratação de cinco técnicos de nível superior. Estes profissionais também farão a inscrição, o recadastramento e a atualização das duas mil famílias beneficiadas pelo “Cesta Cheia da Agricultura Familiar”, as quais, para participar deste programa, deverão estar inscritas no CadÚnico e apresentar o Número de Identificação Social (NIS), gerado a partir da inserção dos dados no sistema.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.