Painel 02-07-17
Xadrez político
A absolvição do senador Aécio Neves, considerada emblemática até para o presidente Michel Temer, mexe também no xadrez político de Minas Gerais. Até então, as apostas eram de que dificilmente ele tentaria a reeleição, optando pelo caminho mais seguro de deputado federal. Mas o senador, em discurso programado para terça-feira, promete virar o jogo, indicando que seu erro foi a forma, e não o conteúdo, pois pedir dinheiro emprestado não é crime, referindo-se à sua conversa com o empresário Joesley Batista. A lista de candidatos está mais focada no Governo de Minas, mas muitos dos nomes citados, dependendo do quadro, migrariam para a disputa majoritária do Senado. Afinal, em 2018 estarão abertas duas vagas. O senador Zezé Perrela dificilmente tentará a reeleição. Ele só chegou ao posto por conta da morte do titular, Itamar Franco.
Contratações
A Mesa Diretora da Câmara deve definir até meados de outubro ou novembro a realização do concurso público para preenchimento de cargos no Legislativo. Este é o prazo que os vereadores acreditam ser suficiente para atender às recomendações do Ministério Público. Enquanto isso, porém, foi aprovada a contratação de três funcionários, pelo regime de livre nomeação, para os quadros da TV Câmara.
Audiências
Os vereadores emendam o período de reuniões, para facilitar o recesso de julho, que começa na segunda quinzena e se estende até meados de agosto. E já para este período estão marcadas três audiências públicas. A primeira delas será na quarta-feira (5) para discussão do “alto índice de acidentes envolvendo pedestres na Avenida Juscelino Kubitschek, na altura do Bairro Barbosa Lage”. A proposta é do vereador Charlles Evangelista.
Congestionamento
As outras duas audiências estão programadas para o dia 6, a pedido do petista Wanderson Castelar, para buscar soluções junto ao secretário de Transportes, Rodrigo Tortoriello, para melhorias no tráfego na Rua Bernardo Mascarenhas até a Avenida dos Andradas, considerado crítico especialmente nos horários de pico, pela manhã e no início da noite. A terceira audiência está programada para o dia 11, tendo na pauta “as demissões em massa na empresa Alma Viva”, que atua no setor de telemarketing.