Painel 25-06-2017
Figura em ascensão
O deputado Rodrigo Pacheco (PMDB) tem sido considerado um dos prováveis nomes que o PMDB apresentará em sua convenção como candidato a governador em 2018. Presidente da poderosa Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, o parlamentar tem transitado em vários gabinetes com grande desenvoltura. Além disso, amplia seu trânsito com prefeitos de Minas, entre eles Bruno Siqueira. Ele disputou a Prefeitura de Belo Horizonte e sua performance foi considerada positiva. Como o deputado Adalclever Lopes está de olho no Senado, Pacheco poderá ter suas bênçãos para enfrentar o atual vice-governador Toninho Andrada na hora da indicação.
Duas vagas
Na disputa para a Assembleia, em vez de uma, podem ser abertas duas vagas entre os candidatos. Embora tenha dito que vai ouvir suas bases, o deputado Noraldino Júnior entendeu o recado do presidente nacional do PSC, Pastor Everaldo Pereira, e deve mesmo disputar uma vaga na Câmara Federal. Só que, além dele, o deputado Lafayette Andrada também é nome certo para tentar um espaço em Brasília. A decisão em família já foi tomada e ele está em plena ação.
Encontro de contas
Lafayette tem dado ênfase a ações envolvendo prefeitos municipais. Na quarta-feira (22), na condição de vice-presidente da Assembleia, esteve em Brasília acompanhado de uma comitiva mineira para encontro com o deputado Rodrigo Maia, na ocasião presidente da República em exercício. Na pauta, o encontro de contas. Lafayette é autor do projeto de lei 418/17 que pretende garantir o repasse de 25% do montante para os municípios quando for efetivada a compensação.
Ações nos bastidores
O encontro do governador Fernando Pimentel com o CEO da M.Dias Branco, Ivens Júnior, na tarde de quinta-feira, em Belo Horizonte, passou por várias articulações, algumas delas desenvolvidas em Tiradentes, entre 8 e 11 de junho, quando ocorreu o Conexão Empresarial, evento organizado pelo jornalista Paulo César Oliveira. Com autorização do prefeito Bruno Siqueira, o secretário de Desenvolvimento João Mattos falou várias vezes com assessores diretos do governador. Outros atores também estiveram em curso, como dirigentes da Fiemg, que mostraram a Pimentel a importância do empreendimento não só para Juiz de Fora, mas para o estado. A conversa foi melhor do que o esperado.