Via de escape

Volvo V90 Cross Country é alternativa de luxo e elegância no segmento off-road


Por Tribuna

21/06/2017 às 15h43- Atualizada 21/06/2017 às 15h46

 

Volvo V90 Cross Country é testado no Chile

 

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A nova geração dos modelos da alta gama da Volvo, assinados pelo número 90, fez sucesso em diversos mercados pelo mundo. Por isso, a marca lançou uma nova versão da station Volvo V90, a Cross Country. Trata-se de uma proposta atraente e eficiente para quem quer fugir da febre dos SUVs: a V90 Cross Country é uma station wagon dinâmica, confortável, segura e recheada de equipamentos que a tornam uma alternativa interessante aos monstruosos SUVs que ameaçam tudo e todos no trânsito urbano.

 

O estilo geral da Volvo V90 Cross Country é remanescente dos antigos modelos dessa variante off-road da marca, mas com o consistente e elegante desenho dos novos carros da Volvo. As caixas de roda são mais parrudas, há proteções plásticas e metálicas em todos os contornos e os para-choques são mais proeminentes. A grade frontal com a logomarca se mantém em posição horizontal. Os grupos óticos assinam o desenho em leds de Martelo de Thor, já presente em outros modelos.

 

A V90 Cross Country é o maior modelo da marca, graças às diferentes proteções exteriores que ganhou em relação à V90 convencional. É 3 cm maior e mais larga e 6 cm mais alta. Ela tem 4,94 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,54 m de altura, 2,05 m de largura e 1,54 m de altura, com o mesmo entre-eixos de 2,94 m. Essas medidas são mérito da nova plataforma modular SPA em que são construídos os novos Volvo.

 

As características que tornam a V90 Cross Country verdadeiramente versátil e dinâmica foram conseguidas com a adoção de pneus com perfil maior e com de um novo conjunto de suspensão. São 210 mm de altura livre do solo e, para encarar uma travessia de rio, por exemplo, o carro pode ser “submerso” em até 30 cm a baixas velocidades _ em geral, station ficam no máximo em 25 cm. Além disso, os ângulos de aproximação não decepcionam: 18,9º de entrada, 17,7º de ventral (rampa) e 20,7º de saída. O sistema de tração integral e o modo de condução off-road contribuem para o espírito fora de estrada do modelo.

 

Abaixo do capô, o V90 Cross Country pode ser equipado com três opções de motores, sendo duas a diesel e uma a gasolina. A diesel, há os propulsores D4 e D5. O primeiro é um 2.0 litros de 190 cv de potência e 40,79 kgfm de torque, enquanto o segundo, também 2.0, tem 235 cv e 48,95 kgfm. No caso da gasolina, a opção é o motor T6 2.0, de 320 cv e 40,07 kgfm de torque. Os propulsores D4 podem ser acoplados a uma caixa de transmissão automática de oito velocidades ou manual de seis marchas, e os D5 e T6 somente à transmissão automática.

 

O trem de força a diesel da Volvo conta com o sistema PowerPulse. Ele atua através de um compressor elétrico que injeta ar ao múltiplo de saída para anular o turbolag. Além disso, a tecnologia Drive-E ajuda para a obtenção de uma maior eficiência de consumo.

 

O V90 Cross Country é vendido em duas versões de acabamento: Momentum e Inscription e Excellence. O preço inicial é de 61.043 euros (aproximadamente R$ 224.600) e chega aos 65.225 euros (ou R$ 240 mil) para a versão de topo, que incorpora rodas de 19 polegadas com raios diamantados, bancos em couro e sistema de tração integral. Não há previsão para chegada do modelo ao Brasil. (Colaboração de Victor Alves/Auto Press).

Primeiras impressões

O V90 Cross Country é um carro dinâmico, confortável e seguro. Oferece modos de condução efetivos que facilitam a direção em condições desiguais. Além disso, a linha de motores é eficiente e proporciona bom desempenho.

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A virtude desse modelo da Volvo é que se trata de um carro com altura mais elevada, mas não é um SUV propriamente dito. Isso significa que ele propõe um centro de gravidade mais baixo e um comportamento mais neutro, o que dá uma dinâmica mais agradável.

 

Em estradas de chão, a suspensão se mostra amigável e funciona perfeitamente para amortecer bem as irregularidades do caminho. Se o piso for lamacento, o modo off-road bloqueia o diferencial e converte a transmissão numa espécie de redutora, o que gera uma motricidade mais efetiva.

 

A posição de dirigir é agradável. Ela pode ser ajustada tanto para quem gosta de sentar mais baixo ou mais alto. São várias as ajudas de condução, incluindo uma câmara de 360º, sensores perimetrais, aviso de troca de faixa, sensor de ponto cego e aviso de colisão frontal com freio de emergência.

 

O interior oferece um nível de luxo sobressalente, com desenhos minimalistas. Um destaque é a tela sensível ao toque de nove polegadas com navegação GPS e sistema de som Bowers & Wilkins com até 19 alto-falantes.

 

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