Som Aberto de volta
Evento que retornou em 2016 após muitos anos de ausência, o Som Aberto realiza sua primeira edição deste ano neste sábado (27), a partir das 14h, na Praça Cívica do Campus da UFJF. Assim como nas edições anteriores, o evento reúne diversas manifestações culturais, entre música, artes plásticas, moda, literatura, dança e gastronomia, entre outras.
Dentre as várias opções para o sábado, a parte musical contará com três shows. Inoutside chega com repertório que privilegia sua produção autoral, influenciada por Rise Against, Royal Blood, Three Days Grace e Linkin Park. A banda Visco é veterana na cidade e tem no currículo o álbum “Visco Um”, de 2012, e o single “Superficial”, lançado no ano passado. A última atração é o Tributo ao Los Hermanos realizado pelo Operação Tequila, com um repertório calcado na obra do quarteto carioca. Além das apresentações no palco principal, a dupla Nanda e Carol fazem um pocket show na praça de alimentação interpretando sucessos de Oasis, Creedence Clearwater Revival e Beatles. Por fim, o DJ Tomate comanda um set com artistas de discurso político, casos de Renato Russo, Cazuza e Gilberto Gil.
Cinco artistas plásticos (Ramon Brandão, Leonardo Paiva, Marcelo Neves, Márcia Marques e Tarsila Palmieri) tocam o projeto Pentagrama – Cavalete de Rua e produzirão obras durante a realização do Som Aberto. Quem também vai mostrar seu talento ao vivo é o chargista Mário Tarcitano, da Tribuna, que fará caricaturas ao vivo. Para quem quiser levar a produção local, o Grand Bazar terá cerca de 90 expositores, vendendo suas criações de moda, artesanato, acessórios e gastronomia.
O grupo artístico-circense Grão de Circo reúne criações autorais com números clássicos de palhaçaria no espetáculo “Picadeiro inventado”. Criado para ser apresentado nas ruas, é um convite à interação com o público, contando ainda com números de equilibrismo, malabarismo cômico, bambolê, entre outros.