Bar do Totonho é grande vencedor do Comida di Buteco 2017


Por Júlia Pessôa

16/05/2017 às 21h49- Atualizada 10/04/2018 às 21h40

comida-de-buteco-bar-do-totonho-3
Prêmio foi entregue na noite desta terça-feira, no Gran Victory Hotel (Foto: Júlia Pessôa)

O Bar do Totonho foi o grande campeão do Comida di Buteco de 2017, com “Sabor mineiro” (costela suína servida com purê de abóbora e farofa de milho). O resultado foi divulgado na noite desta terça-feira (16), na “Saideira”, evento realizado no Gran Victory Hotel, e revelou os vencedores da sétima edição do concurso em Juiz de Fora. O segundo lugar deste ano ficou com Canto da Mata, bar estreante no concurso, que apresentou o “Three little birds”, iscas de frango e jilós empanados na cerveja e deliciosos croquetes caseiros de carne, todos acompanhados com molho barbecue artesanal. Também no pódio, o Bar do Abílio levou o terceiro lugar com o “Frango crock” (iscas de frango empanadas com cerveja e aveia em flocos, servidas com um misterioso molho especial da casa).

A “Saideira” também contemplou o Bar Dias com o prêmio Boca Boa, que é o Mister “Simpatia” do concurso, por tido sido o participante com mais curtidas em um vídeo produzido pelo Zine Cultural, durante visita ao estabelecimento. Ao todo, foram 13.793 visualizações nas produções postadas pelo bar. Estação Persa (3º lugar), Empório do Sabor (2 º lugar) e Lucas Bar (1º lugar) também foram premiados pela Brahma, cerveja oficial do evento, por venderem mais unidades de Brahma Extra em relação às outras cervejas. Cada estabelecimento faturou R$ 3.000 de premiação.

PUBLICIDADE

>> Comida di Buteco entra na reta final

>> Dada a largada da boemia

O Comida di Buteco foi realizado entre 14 de abril e 14 de maio e neste ano, os concorrentes tiveram que criar petiscos que tivessem, obrigatoriamente, um ou mais cereais em seu preparo. O resultado divulgado nesta terça foi obtido por meio do voto popular e de júri especializado, com 50% de peso para cada no cálculo da pontuação final. A apuração foi feita pelo Instituto Vox Populi. Segundo os organizadores do prêmio, neste ano, foram computados cerca de 18 mil votos, 47% a mais que ano passado.

Vaga em etapa nacional

Como ocorreu no ano passado, além de uma fase local nas cidades participantes do concurso, haverá uma etapa nacional do Comida di Buteco. Após a divulgação do resultado de todas as cidades que realizam a disputa, o concurso elegerá, o melhor entre os 20 vencedores (já que são 20 municípios participantes). Na prática, é como se o concurso tivesse duas fases: eleição do melhor boteco da cidade, envolvendo públicos e jurados; e a escolha do melhor do país, validada por outra comissão de jurados. No ano passado, o Bar do Bené, que ficou em primeiro lugar com o prato “Trem Bão”, maçã de peito de boi acompanhada de tempurá de batata e mandioca.

Os quesitos da avaliação, que iam de 1 a 10, foram: petisco (que leva 70% da nota), higiene, atendimento e temperatura da bebida. Você confere mais sobre as receitas campeãs na edição de quinta da Tribuna de Minas.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.