Cinco dicas para deixar seu currículo mais eficiente


Por Guilherme Arêas

06/05/2017 às 07h00

Em tempos de crise, destacar-se no mercado de trabalho torna-se um desafio. Quem está em busca de novas oportunidades profissionais, deve se atentar quanto à montagem do currículo, afinal de contas, ele é o primeiro contato que o selecionador tem com o candidato. O currículo é a porta de entrada para a empresa que se deseja trabalhar, assim, ele deve ser bem estruturado, apresentando informações precisas e coerentes. Segundo o analista de carreiras do Núcleo de Empregabilidade e Carreiras da Universidade UNG, Everton Machado dos Santos, muitos currículos são descartados pelos selecionadores por conta da aparência do material, além do excesso e da falta de informações.

Outro ponto importante, segundo ele, é o candidato verificar a veracidade do contato de e-mail do responsável pela vaga. “É comum encontrarmos na internet supostos contatos de recrutadores, que na verdade não existem, ou não são realmente destinados ao departamento de Recursos Humanos da empresa”, explica. Após checar o endereço eletrônico, Everton ressalta que o currículo deve ser anexado ao e-mail em formato Word ou PDF, pois facilita a impressão e a visibilidade do conteúdo.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.