Painel 03-05-17

Por Paulo Cesar Magella

03/05/2017 às 07h00 - Atualizada 02/05/2017 às 21h25

Novo Fórum

A construção do novo Fórum, no Terreirão do Samba – em terreno cedido pela Prefeitura -, foi motivo de reunião, ontem, em Belo Horizonte, do prefeito Bruno Siqueira com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Herbert Carneiro, e seu vice, desembargador Geraldo Augusto. O prefeito estava acompanhado do diretor do Fórum, juiz Paulo Tristão, do deputado Isauro Calais, do presidente da Câmara, Rodrigo Mattos, além dos vereadores Charlles Evangelista e José Márcio Garotinho. O procurador-geral do município, Edgar Ferreira, também participou da audiência. A obra terá diversas implicações, daí a presença de representantes dos três poderes. Pela transação, o atual Fórum vai se tornar a sede da Câmara Municipal, que abriu mão de construir sede própria também no Terreirão do Samba.

Edital

Ficou acertado ainda que, no final do mês, o presidente do Tribunal e seu vice virão à cidade para a assinatura do edital de construção, dando, assim, a formalidade que restava para o início do empreendimento. O novo prédio irá resolver um problema que vem ocorrendo há anos: profissionais do direito e serventuários são obrigados a realizar traslados diários para o exercício da profissão, uma vez que o Palácio Benjamin Colucci já não tem mais espaço para abrigar as muitas varas e o Ministério Público, ora espalhados em outros prédios da cidade.

PUBLICIDADE

 

Prazo preocupa

O ministro Gilmar Mendes convidou os membros da Comissão Especial da Reforma Política para um café da manhã, hoje, em seu gabinete, para tratar da pauta da reforma. De acordo com o deputado Marcus Pestana, o ministro está preocupado com os prazos, já que os temas em discussão precisam ser levados ainda ao plenário da Câmara e do Senado, e maio já está em curso. “Ele está preocupado, e há motivo”, justificou, pois a mudança terá que ser efetivada até setembro. Caso contrário, não valerá para 2018.

 

Futuro incerto

Os tucanos mineiros estão preocupados não apenas com o futuro do senador Aécio Neves mas também com a própria disputa estadual. Enquanto Pestana observa ser cedo para qualquer decisão, mas aposta que Aécio irá tentar a reeleição, nos bastidores da capital, as especulações insistem na sua opção por uma vaga na Câmara. Um destacado analista disse ao Painel que Aécio acha melhor ser xingado nas ruas do que perder o mandato. Quanto ao Governo, entende ser cedo, mas observa que a situação dos tucanos é incerta. Hoje, no páreo, está apenas o ex-deputado Dinis Pinheiro.

O conteúdo continua após o anúncio
Guilherme Arêas

Guilherme Arêas

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também