Prazo para regularizar título de eleitor se encerra no próximo dia 2


Por Guilherme Arêas

28/04/2017 às 19h00

Os eleitores que não votaram e não justificaram suas ausências nas três últimas eleições têm até a próxima terça-feira (2) para regularizar suas situações junto à Justiça Eleitoral. Caso o prazo não seja respeitado, aqueles que permanecerem com a situação irregular correm o risco de terem seus títulos cancelados. Vale lembrar que a legislação considera cada turno de votação um pleito diferente para efeito de cancelamento. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Juiz de Fora, 6.210 podem perder seus documentos eleitorais. Em todo o país, o número de eleitores ameaçados ultrapassa 1,8 milhão.

Para quem não regularizar sua situação até a próxima semana, o cancelamento automático dos títulos de eleitores ocorrerá entre 17 a 19 de maio de 2017. Eleitores que têm direito facultativo ao voto, como analfabetos, pessoas com idade entre 16 e 18 anos incompletos e maiores de 70 anos, e cidadãos com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral não necessitam comparecer ao cartório para regularizar a sua situação. Para normalizar sua situação, o eleitor deverá comparecer ao cartório eleitoral de sua cidade e apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa.

PUBLICIDADE

Em Juiz de Fora, a Justiça Eleitoral funciona na Avenida Itamar Franco 1.418, no Centro. De acordo com a Justiça Eleitoral, o cidadão pode consultar sua situação perante a Justiça Eleitoral nos cartórios eleitorais, no site do TSE ou no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado. Pode ainda ir ao cartório eleitoral e solicitar essa informação.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.