Procura por vacina contra gripe para crianças está abaixo do esperado


Por Rafaela Carvalho

27/04/2017 às 20h20

 

A procura pela vacina contra a gripe para crianças está abaixo da expectativa da Secretaria de Saúde. Até agora, 1.251 crianças das 27.602 contabilizadas como público-alvo da campanha de vacinação foram vacinadas. O índice é um alerta para os pais e responsáveis, que têm até o dia 26 de maio para levar crianças com idade entre 6 meses a 5 anos a uma unidade de saúde em busca da doença. As informações foram divulgadas no primeiro balanço da pasta sobre a campanha, iniciada há pouco mais de uma semana. No total, 14.869 pessoas foram imunizadas, o que corresponde a 12,6% do grupo prioritário no município, que compreende 112.935.

PUBLICIDADE

A médica pneumologista do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente, Heloísa Baraky, acredita que a procura está abaixo do índice estimado pela secretaria nesse momento da campanha e alerta os pais para a vulnerabilidade das crianças. “A incidência de resfriados e gripes é maior nas crianças, principalmente nessa época do ano, porque a imunidade delas é mais baixa do que a do adulto. A imunização é importante porque diminui o risco de a criança adquirir o vírus Influenza e também suas complicações, como pneumonia, bronquite e asma, por exemplo.”
Segundo Heloísa, apesar de os adultos não estarem no grupo prioritário para vacinação, os pais que tiverem oportunidade devem procurar clínicas particulares para se imunizar, já que as doenças causadas por vírus são disseminadas muito facilmente. A medida também pode evitar que crianças fora da idade preconizada para a vacina também permaneçam protegidas. “Os pais que tem bebês menores de 6 meses ou prematuros também devem procurar a imunização, já que essas crianças têm maior risco de desenvolver complicações e não podem ser vacinadas. Uma vez vacinados, a probabilidade de transmitir os vírus às crianças diminui.” Pelo mesmo motivo, professores das redes pública e privada serão vacinados.
A especialista ressalta ainda que não há contraindicações e que pessoas que se recuperam de uma gripe ou resfriado podem ser vacinadas, desde que não apresentem quadros de tosse ou febre. Sobre possíveis efeitos colaterais, a pneumologista destaca que, mesmo que a pessoa vacinada fique gripada, a escala da doença será menor e não há motivo para preocupação.
Além das crianças, devem se vacinar gestantes, mães com bebês de até 45 dias, trabalhadores da saúde, idosos, doentes crônicos e professores. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), no PAM-Marechal e nos departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente e do Idoso.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.