Secretaria de Saúde reduz em 80% número de cartões do SUS


Por Lina Castro

26/04/2017 às 20h01

O número de cartões de usuários do SUS em Juiz de Fora foi reduzido em 80% em menos de dois anos. Isso porque, em 2015, a cidade tinha cerca de 2,5 milhões de cadastros, índice muito superior ao número de juiz-foranos, devido à multiplicidade de cartões para o mesmo usuário. Atualmente, o total é de 590 mil cadastros. A redução faz parte de um conjunto de ações da pasta para otimizar o atendimento à população na atenção primária, juntamente com a implantação do prontuário eletrônico em todas as 63 Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), prevista para ser finalizada nas unidades da Zona Urbana até o fim deste ano. Até hoje, 27 Uaps contam com o sistema.

Conforme o Subsecretário de Atenção Primária à Saúde, Thiago Horta, a redução do número de cartões foi alcançada por meio de duas etapas: a primeira teve como base um recenseamento feito pelos agentes comunitários de saúde, e a segunda tem relação com a implantação de um sistema de gerenciamento de informações. “Começamos esse trabalho em 2015, quando recadastramos todos os usuários por meio de visitas aos domicílios. Na segunda etapa, estamos lançando o Sisab (Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica), com o e-SUS. Hoje o usuário está em uma base de dados que potencializa, otimiza e qualifica a prestação de serviço.”

PUBLICIDADE

Após o recenseamento, os números correspondentes aos cartões dos SUS foram vinculados ao CPF dos usuários e também ao prontuário eletrônico. Por meio do sistema, que já está presente em cerca de 43% das Uaps do município, as informações dos usuários ficam resguardadas e podem ser acessadas de qualquer unidade. “Os dados ficam preservados, o que agiliza desde o primeiro atendimento até a emissão de uma receita, por exemplo. Hoje o sistema está somente na atenção primária, mas temos o projeto de estender para a rede de urgência e emergência. Nosso objetivo é fazer com que essa base de dados chegue a todos os pontos de atenção.”

Ainda conforme o subsecretário, atualmente, o próprio sistema verifica se há mais de um cadastro para o mesmo usuário, eliminando aqueles com menos informações. Os usuários que não sabem se têm cartão SUS podem entrar no site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) pelo endereço https://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/ss/cartao-sus/index.php. Quem ainda não tiver um cartão válido deve comparecer à sua Uaps de referência portando o documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.