Estado anuncia dotação orçamentária de R$ 16 milhões para festividades turísticas
Em visita a Juiz de Fora nesta terça-feira (4), o secretário de Estado do Turismo, Ricardo Faria, anunciou a dotação orçamentária de R$ 16 milhões para investimento em municípios que possuam circuitos turísticos. O recurso está disponível para todo o estado e pode ser usado para garantir infraestrutura a festividades. “Esperamos que essa dotação vire execução financeira.” Outra intenção, disse, é que recursos oriundos de multas do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) sejam revertidos para a implantação de placas de sinalização turística. “Essas reuniões de alinhamento técnico nos permite enxergar melhor o conjunto de municípios mineiros e fortalecer os circuitos turísticos.” Segundo Faria, o turismo ajuda as cidades a se desenvolverem do ponto de vista econômico, já que a cadeia produtiva gera emprego e renda.
Durante a tarde, foi realizada a primeira Reunião Técnica de Alinhamento promovida pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Circuito Turístico Caminho Novo, em parceira com o Curso de Turismo da UFJF. A gestora do Caminho Novo, Danielle Feyo, destacou a importância de reunir, em um mesmo debate, representantes dos municípios que integram o circuito: Juiz de Fora, Santana do Deserto, Simão Pereira, Matias Barbosa, Santos Dumont e Mercês. “Devido à mudança nas prefeituras no último ano, é necessário estabelecer um diálogo maior entre as cidades e a região, para que estejam alinhadas com as diretrizes desenvolvidas pela Setur, propondo ações mais efetivas que tragam resultado para o turismo regional.”
Nesta quarta-feira, pela manhã, o secretário estará em Goianá, uma das cidades que integram o Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas. Também participam do circuito os municípios de São João Nepomuceno, Rio Novo, Coronel Pacheco, Piau, Guarani, Bicas, Mar de Espanha e Pequeri. A expectativa é que a visita seja uma oportunidade para que os agentes possam apresentar os anseios da região, com o objetivo de fomentar e desenvolver o turismo regional.
Entre as metas estão a mobilização e a sensibilização de gestores para a implementação de políticas públicas de turismo, o fortalecimento econômico da Zona da Mata no turismo rural com a tradição agrícola e a demonstração da importância da cadeia produtiva do turismo. Pleitear sinalização turística rodoviária para a região também está na pauta.