Gastrô+ 01-04-2017


Por Júlia Pessôa

01/04/2017 às 07h00

Mão na massa______________

com Marina Barbosa

Desbancando a colomba

Com ingredientes parecidos com os da iguaria tradicional do período, torta de brioche e chocolate é sugestão para a Páscoa

PUBLICIDADE
(Foto: Fernando Priamo)
(Foto: Fernando Priamo)

Durante algum tempo, achei que a colomba pascal era uma jogada comercial, uma tentativa de forçar uma tradição gastronômica pensando nos lucros. Pesquisando sobre as raízes da iguaria, descobri, no livro “Culinária Itália”, da autora Claudia Paras, que o formato peculiar do pão/bolo doce com frutas cristalizadas simboliza uma pomba (é difícil enxergar, mas é o que dizem os registros), “colomba” em italiano. A ave é símbolo do Espírito Santo para os cristãos e também representa universalmente a paz. Além disso, segundo o livro, o formato do bolinho também faz lembrar o de uma cruz, referência à morte e ressurreição de Cristo, celebrada na Páscoa, e assim desvendamos o mistério do bolinho.

Embora a receita original seja preparada com frutas cristalizadas, mel e um toque cítrico, as versões mais populares e industrializadas aqui no Brasil têm um de nossos ingredientes favoritos: chocolate – que, aliás, tem tudo a ver com a Páscoa. Pensando nesta combinação, a confeiteira Marina Barbosa, da Maricota, trabalhou com elementos da colomba que vem ganhando o paladar pascal dos brasileiros, com uma torta de brioche e chocolate, dois elementos imbatíveis.”Os ingredientes acabam sendo os mesmos, um pão com frutas secas, mas com castanhas e chocolate. É uma sobremesa de ceia e destaca alguns símbolos da Páscoa, além de ter uma apresentação linda”, destaca Marina. E então? Preparados para surpreender nesta Páscoa? Confiram o passo a passo.

 

(Foto: Fernando Priamo)
(Foto: Fernando Priamo)

Torta de brioche e chocolate

PÃO

Ingredientes
250g de farinha de trigo
8g de fermento biológico seco
60g de leite morno
30g de açúcar
60g de frutas secas
4g de sal
2 ovos
70g de manteiga
1 gema para pincelar

Modo de preparo
Junte o fermento, o açúcar e o leite morno em uma tigela e misture. Adicione os ovos levemente batidos. Vá juntando a farinha aos poucos e misturando. Quando estiver com consistência de massa, acrescente o sal e a manteiga em temperatura ambiente (corte-a em cubos para facilitar). À medida em que for adicionando a manteiga, sove a massa do pão: dobre um lado até o centro, gire ¼ e repita este processo por cerca de 15 minutos ou até que a massa esteja lisa, macia e brilhante. Cubra a tigela com plástico filme, deixando espaço para a massa crescer, e espere que ela dobre de tamanho.

 


RECHEIO

1 Castanhas caramelizadas

Ingredientes
90g de castanhas a gosto grosseiramente picadas e tostadas
25g de água
25g de vinho branco seco
140g de açúcar
2g de sal

Modo de preparo
Em uma panela, junte o açúcar, a água e o vinho. Espere formar uma calda de cor âmbar, mexa ocasionalmente se precisar. Desligue o fogo e coloque as castanhas de sua preferência e o sal. Transfira o caramelo para um tabuleiro e com uma colher separe as castanhas para que não formem um bloco único.

O conteúdo continua após o anúncio

2) Chocolate

Ingredientes
100g de chocolate meio amargo
100g de manteiga com sal
80g de açúcar
2 ovos
15g de farinha de trigo

Modo de preparo
Derreta a manteiga e o chocolate, misture e reserve. Bata os ovos e o açúcar com um batedor de arame. Adicione a mistura de chocolate aos ovos batidos e, por fim, acrescente a farinha. Fique atento para que a massa fique homogênea.

 

maricota-fernando-priamo-5
MONTAGEM

Passado o tempo de descanso da massa do pão, amasse-a delicadamente para retirar o ar. Acrescente as frutas secas. Em seguida, separe três partes iguais (aproximadamente 135g) e reserve o restante. Faça tiras finas de cerca de 60cm de comprimento e trance, ligando as pontas para formar um círculo. Com um rolo, abra o restante da massa em um círculo de aproximadamente 20cm de diâmetro. Coloque em uma assadeira e ajeite a trança por toda a borda do círculo. Sobre a parte de dentro, distribua as castanhas caramelizadas e jogue o recheio de chocolate por cima. Pincele a trança com a gema batida diluída em um pouco de água. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 20 minutos ou até que a trança esteja dourada.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.