Contas de telefonia móvel duplicadas
Assuntos relacionados à telefonia móvel sempre levantam questionamentos por parte dos leitores, principalmente quando se trata de cobranças indevidas. No começo de janeiro, uma consumidora que prefere não ser identificada, relatou que recebeu uma ligação da operadora que é cliente oferecendo mudança nos planos, que passaria para pós-pago. Após análise, a leitora concordou com a alteração, e a operadora prontamente realizou a troca. No entanto, em fevereiro, ela recebeu duas faturas da operadora, cada uma cobrando por um plano. A consumidora buscou esclarecimento junto à operadora e a mesma informou que ambas as contas deveriam ser pagas.
Nestes casos, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) orienta que o consumidor deve analisar, em primeiro momento, o ciclo de faturamento. Ou seja, verificar se foram cobrados 30 dias do mês ou apenas alguns dias em que o cliente possa ter utilizado os serviços. O órgão diz que, se houve a cobrança em duplicidade, deve-se entrar em contato com empresa fornecedora do serviço, registrar a reclamação na própria empresa e solicitar o cancelamento da fatura cobrada irregularmente. Caso não seja feito o cancelamento, a consumidora poderá procurar o Procon e ou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
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