Marcas apostam em versatilidade dos modelos


Por por Victor Alves (Auto Press)

23/03/2017 às 07h00

A versatilidade dos automóveis tem sido cada vez mais explorada pelas fabricantes nos últimos tempos. Prova disso é a crescente onda de crossovers no mercado, uma clara tentativa das marcas de atingir vários públicos ao mesmo tempo. Nesse embalo, estiveram concentradas na Suíça, este mês, as grandes novidades do setor automotivo na 87ª edição do Salão de Genebra, com alguns lançamentos que reúnem características distintas e apelam para as múltiplas funcionalidades – caso dos novos Citroën Aircross, Land Rover Range Rover Velar e Volvo XC60, por exemplo.

Além do apelo ao segmento dos crossovers, o Salão de Genebra 2017 também foi palco das novidades entre os três volumes. Os sedãs seguem ainda mais esportivos. A BMW reestilizou seu Série 4 com visual ainda mais agressivo, enquanto a Honda deve apresentar o Civic Type R, que estreia o motor 2.0 litros turbo V-TEC. A marca japonesa prometeu exportar o modelo para todos os mercados do mundo, mas dificilmente será trazido para o Brasil.

PUBLICIDADE

Destaques do Salão de Genebra 2017

 

Alfa Romeo Stelvio

A marca italiana lançou seu novo SUV no Salão de Genebra. O utilitário, em sua versão de topo, é equipado com motor Ferrari de 510 cv de potência, associado a uma caixa automática e a um sistema de tração integral Q4. Essa configuração deverá permitir o Alfa Romeo Stelvio cumprir o zero a 100 km/h na casa dos 4 segundos. Outras versões contemplarão motores 2.0 litros com potências que variam entre 180 e 300 cv. Entre os concorrentes, estão Audi Q5, Mercedes-Benz GLC e BMW X3.

 

Audi RS3 Sportback

O esportivo RS3 Sportback ganhou novo motor mais potente e segue a reestilização que já está presente na linha A3 vendida no Brasil. Além disso, está mais leve e mais rápido, com motor 2.5 turbo de 400 cv de potência e torque de 49 kgfm – antes eram 367 cv e 47,5 kgfm. Esse novo trem de força é capaz de levar o modelo aos 100 km/h, partindo da imobilidade, em apenas 4,1 segundos. Com o motor antigo, eram necessários 4,3 segundos para atingir a mesma velocidade. O RS3 Sportback vem com rodas de 19 polegadas, bancos esportivos revestidos em couro e suspensão com controle eletrônico de amortecimento. Outros lançamentos da Audi no evento são os utilitários SQ5 e RSQ5, ambos com apelo esportivo e motorização que ultrapassa os 350 cv de potência.

 

BMW Série 4

Com cerca de 400 mil unidades vendidas por todo o mundo desde seu lançamento em 2013 até o final de 2016, o BMW Série 4 aparece em Genebra reestilizado e com visual ainda mais esportivo que antes. Por fora, a marca apostou num novo arranjo em leds dos faróis e lanternas traseiras. A entrada de ar da dianteira e o para-choque traseiro e receberam uma modificação nas versões Luxury e M-Sport. Novas cores para a lataria e rodas de 18 e 19 polegadas foram disponibilizadas. Já por dentro, a mudança está nos acabamentos, que agora são de madeira, alumínio e preto brilhante. Outra novidade da marca em Genebra é o BMW Serie 5 Touring: perua com forte apelo tecnológico e muito espaço – são 570 litros expansíveis até os 1700 litros.

 

Citroën C-Aircross

O protótipo C-Aircross antecipa um pouco do visual da próxima geração do C3 Picasso – que deu origem ao C3 Aircross brasileiro. A carroceria minivan será deixada de lado e a marca se renderá à onda dos SUVs. O conceito mede 4,15 metros de comprimento, 1,74 m de largura e 1,63 m de altura. No conceito, ele aparece com duas câmaras no lugar dos retrovisores externos, além de portas “suicidas” na traseira, ou seja, pivotadas na parte traseira.

 

Honda Civic Type-R

O Civic Type R 2018 terá o novo motor 2.0 VTEC Turbo da Honda, que desenvolve 310 cv de potência e 40,7 kgfm de torque. O câmbio é manual de seis velocidades. Segundo a marca, a produção do Type R deve começar a partir de junho deste ano na fábrica em Swindon, na Inglaterra. O Civic Type R será exportado para todo o mundo, incluindo o mercado doméstico do Japão.

 

Hyundai i30 Wagon

Em Genebra, o grande destaque da Hyundai foi a versão perua do i30. Voltado para transporte familiar, o modelo tem capacidade de 602 litros no porta-malas. Se forem rebatidos os bancos, esse número sobe para impressionantes 1.650 litros. Na Europa, o i30 CW será equipado com duas opções de motores a gasolina – 1.0 T-GDI com 120 cv e 1.4 TGDI com 140 cv – e um diesel – 1.6 CRDI com 110 cv. Todos associados a uma caixa manual de seis velocidades ou automática de sete marchas.

 

Kia Picanto

A terceira geração do subcompacto da Kia chega com visual mais esportivo – e isso se comprova através da versão GT Line do Picanto. Além de visual remodelado, o novo modelo do carro de entrada da marca sul-coreana conta com um interior de mais qualidade e tecnologia, além de melhorias nos sistemas de segurança e ajuda ao condutor. Os destaques vão para os acabamentos em vermelho, que se estendem às saias laterais e à traseira, a tela tátil do painel, bancos com sistema de aquecimento em couro e um novo sistema de climatização.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Land Rover Range Rover Velar

A Land Rover revelou uma parte do Range Rover Velar – modelo que estará posicionado entre o Evoque e o Range Rover Sport. Na imagem divulgada, há como destaque o teto panorâmico, as lanternas traseiras horizontalizadas e uma grande tela multimídia no cluster. O carro deve concorrer num segmento onde o Porsche Macan e o Mercedes GLC são rivais de peso. O nome foi resgatado do primeiro protótipo do Range Rover, criado pela marca nos anos 70.

 

Mercedes-Maybach G650 Landaulet

Limitado a 99 unidades para fabricação, o modelo reúne as características de um fora-de-estrada com a suntuosidade dos carros da gama Maybach da Mercedes. O modelo é dotado de uma capota de lona retrátil e tem motor V12 de 6.0 litros com 630 cv de potência e 102 kgfm de torque, associado a uma caixa automática de sete velocidades. Outros lançamentos da marca no evento são o AMG E63 Station – perua esportiva com motor V8 biturbo de 612 cv – e o conceito AMG GT, que dará origem a um modelo quatro portas com motor V8 de 4.0 litros com mais de 600 cv de potência.

 

Pagani Huayra Roadster

Conversível de 764 cv de potência, o Pagani Huayra Roadster é uma das atrações do Salão Genebra 2017. O modelo conta com dois tipos de capota: um com material em fibra de carbono com um vidro central e o outro com uma lona que pode ser armazenada dentro do próprio carro. O motor é um V12 com 6.0 litros de capacidade, proveniente da Mercedes-AMG. O conversível é capaz de chegar aos 100 km/h, partindo da imobilidade, em 3,3 segundos.

 

Peugeot Partner Tepee Electric

A multivan da Peugeot na Europa mistura a praticidade de carga com a sustentabilidade de ser movida a eletricidade. O modelo conta com um trem de força totalmente elétrico que rende 67 cv de potência e 20,3 kgfm de torque, alimentado por dois pacotes de baterias de íons de lítio com 22,5 kWh de capacidade. As fontes de energia são alocadas no fundo do carro, para ajudar a baixar o centro de gravidade e não tomar muito espaço da cabine. Para recarregar completamente o Partner Tepee Electric, é necessária uma carga de aproximadamente 12 horas. Porém, se o motorista estiver com pressa, é possível recuperar até 80% da capacidade da bateria em 30 minutos de carga – se estiver usando um carregador rápido.

 

Q Commission, by Aston Martin

A Aston Martin lança serviço novo de personalização de seus modelos através do seu departamento Q. Esse tipo de estreia é novo na marca e, para ilustrar as possibilidades de personalização, é exibido um DB11 (foto) com um amplo conjunto de variedades disponíveis para incrementar o carro.

 

Toyota Yaris

O hatch da Toyota recebeu um face-lift de meia-vida para aumentar as vendas do modelo no mercado europeu. Segundo a marca, o investimento foi de 90 milhões de euros. Entre as mudanças, estão novas opções de cores – azul hydro e vermelho Tokyo –, novos para-choques traseiros e dianteiros e uma grade dianteira em formato trapezoidal – para dar uma aparência ligeiramente mais jovem e esportiva. Os faróis também receberam novo desenho e agora contam com luzes diurnas em leds. Mecanicamente, o Yaris tem novo motor 1.5 litro de 111 cv – o anterior era um 1.3 litro.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.