Uberabinha/UFJF busca visibilidade na elite do Mineiro
O Projeto que começou com objetivo de oferecer infraestrutura de qualidade, conhecimento técnico-científico e a formação do jovem, hoje tem dimensões e pretensões bem maiores. Depois de conseguir o acesso à 1ª Divisão do Campeonato Mineiro nas categorias sub-15 e sub-17, no ano passado, em seu primeiro ano de competições, o projeto Uberabinha/UFJF terá agora o desafio de disputar a elite estadual da base contra as principais forças do futebol de Minas a partir do dia 29 de abril.
Apesar de estrear na competição, os locais querem apenas adquirir experiência, mas também avançar no torneio. De acordo com coordenador-geral do projeto Futebol Uberabinha/UFJF, Marcelo Matta, o intercâmbio com as outras equipes vai ajudar no aperfeiçoamento do projeto. “O primeiro objetivo é oportunizar os futebolistas e o corpo técnico neste desafio, pois não há desenvolvimento sem desafio. Como coordenador, a minha régua de medida vai mudar. O nível de exigência será maior, pois vamos enfrentar equipes com um nível técnico diferente, como Atlético e América. Acreditamos que na nossa chave o Cruzeiro é o favorito, mas vamos brigar pela segunda vaga”, destaca Matta. Segundo ele, cerca de 25 a 30 jogadores deverão ser inscritos no torneiro, em cada categoria, mas se novos valores surgirem, poderão ser integrados à equipe.
Disputa
Ao todo, 15 clubes foram divididos em três grupos. O Uberabinha/UFJF integra o grupo C da competição, com o Cruzeiro, Funorte, de Montes Claros, AMDH Futebol, de Betim, e Riachinho, de Belo Horizonte. Os times pontuam em sua chave, mas irão enfrentar adversários de outros grupos. Logo, os juiz-foranos terão pela frente, na primeira fase, partidas contra Atlético-MG, Nacional (Muriaé), Usipa Futebol (Ipatinga), Villa Nova (Nova Lima) e Frigoarnaldo (Contagem), integrantes do grupo A, e América-MG, Dínamo (Araxá), Social (São João del Rei), CFA (Santa Luzia) e Colo-Colo (Belo Horizonte), da chave B.