Evento na UFJF vai oferecer exames gratuitos para marcar o Dia Mundial do Rim


Por Guilherme Arêas

09/03/2017 às 17h37

Uma ação da Liga de Transplante de Minas, formada por acadêmicos da Suprema, Unipac e UFJF, está programada para este sábado (11), no Campus da UFJF. O ato vai lembrar o Dia Mundial do Rim, celebrado nesta quinta-feira (9). Uma tenda será montada, e profissionais da saúde estarão disponíveis para medir a pressão arterial, avaliar o peso e a estatura daqueles que se interessarem. O evento é gratuito e acontece das 8h às 15h. “Com esses dados, conseguimos medir o IMC (Índice de Massa Corporal) e verificar se o paciente está dentro do peso ideal”, comenta a vice-presidente da liga, Caroline Trindade dos Santos. Uma parceria com cursos de Educação Física e Nutrição foi firmada para informar a importância dos exercícios físicos e de uma alimentação balanceada contra a doença renal.

O Dia Mundial do Rim deste ano tem como tema “Doença renal e obesidade – estilo de vida saudável para rins saudáveis”. A doença renal crônica (DRC) atinge 10% da população mundial e afeta pessoas de todas as idades e raças. Para relacionar esta enfermidade ao ganho excessivo de peso e alertar a população, a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), em parceria com a Sociedade Mineira de Nefrologia (SMN), ilumina a fachada de sua sede, no Centro de Belo Horizonte, durante todo o mês de março, nas cores azul e vermelho, para chamar a atenção da comunidade para uma doença silenciosa.

PUBLICIDADE

O presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Daniel Calazans, e outras entidades ligadas ao temas estiveram nesta quinta-feira no Senado, em Brasília, apresentando a real situação do sistema de terapia renal substitutiva no Brasil. As atividades continuam no sábado, em Tiradentes, com a participação de integrantes da Sociedade Mineira de Nefrologia, durante o encontro da Associação Mineira do Centro de Nefrologia (Amicen), para falar também da doença no estado. No dia 18 de março, para fechar a programação, acontece a Reunião Multidisciplinar: Doenças Renais Crônicas e Obesidade, na sede da Associação Médica de Minas Gerais. O evento é aberto a médicos, profissionais de saúde e público em geral.

 

O que é a DRC?
Perda progressiva da função dos dois rins.

Como é tratada?
Atualmente não existe cura para a DRC. Os tratamentos atuais são as diálises ou o transplante.

Quais são as causas e quem está no grupo de risco da DRC?
Hipertensão arterial e diabetes são as causas mais comuns, podendo afetar pessoas de todas as idades. O risco é maior para pessoas mais velhas que sofrem de pressão alta ou diabetes.

Como prevenir a DRC?

O conteúdo continua após o anúncio
  • Mantenha-se em forma e pratique atividade física regularmente;
  • Controle o nível de açúcar no sangue (glicemia) para evitar o diabetes;
  • Monitore sua pressão arterial;
  • Mantenha sua alimentação saudável e evite o sobrepeso;
  • Mantenha-se hidratado, tomando líquidos não alcoólicos;
  • Não fume;
  • Não tome remédios sem orientação médica;
  • Consulte um médico regularmente para verificar a situação dos seus rins.

Fonte: Sociedade Brasileira de Nefrologia

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.