Obras do ginásio serão retomadas no dia 20 de março
Atualizada às 11h43
As obras do Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, devem, enfim, ser retomadas no dia 20 de março. Segundo a Secretaria de Obras da Prefeitura de Juiz de Fora, as pendências que estavam travando o reinício dos trabalhos já foram resolvidas, pois o Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte aprovou o projeto com as atualizações e readequações estruturais voltadas à segurança e, até o dia 17 de março, a Prefeitura vai entregar a documentação solicitada pela Caixa Econômica Federal para liberação dos recursos destinados às obras.
Com isso, no dia 20 de março, a Metalúrgica Valença, empresa vencedora da licitação realizada em agosto de 2016, dará início às obras. De acordo com a Secretaria de Obras, a empresa está empenhada em recuperar esse atraso e cumprir o prazo de 18 meses para entregar a obra, orçada pouco mais de 16 milhões. Iniciado em 2005, mas com uma série de atrasos e paralisações, o reinício dos trabalhos ganhou novo fôlego em setembro de 2015, durante visita do ex-ministro do Esporte, George Hilton, a Juiz de Fora, quando anunciou a liberação de recursos para a obra.
O projeto do ginásio prevê um equipamento esportivo com cerca de 7 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 5.500 espectadores, com estrutura para receber eventos internacionais. Além da quadra poliesportiva, a previsão é de destinação de espaços multiuso para cursos de formação e aperfeiçoamento, vestiários com acessibilidade, sala de musculação e de descanso para os atletas, e praça de alimentação.
Por conta da falta de conclusão do projeto nos quase 12 anos, Juiz de Fora deixou de receber diversos eventos esportivos, como, por exemplo, ser uma das sedes do Mundial de Handebol Júnior, no ano de 2015. A cidade foi lembrada pelo ex-ministro. No entanto, sem o ginásio concluído, o evento foi realizado nas cidades de Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro.