Contribuinte tem até 6ª para contestar IPTU
Os contribuintes tem até sexta-feira (10) para apresentar contestações e pedir revisões no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Juiz de Fora. Neste mesmo dia, vence a primeira parcela do pagamento do imposto. De acordo com a Secretaria de Fazenda, até a última sexta-feira, 273 pessoas procuraram a Prefeitura para sanar dúvidas ou solicitar alterações. Entre as mais comuns, conforme o titular da pasta, Fúlvio Albertoni, estão aquelas referentes a dados cadastrais, como padrão do imóvel, área do imóvel, área edificada e nome do proprietário incorreto.
Todos os questionamentos podem ser registrados no Espaço Cidadão, que fica no Parque Halfeld, esquina com a Avenida Rio Branco. Para atender a todos em tempo hábil, um esquema especial funciona, desde o último dia 15, com servidores das secretarias de Fazenda e de Atividades Urbanas (SAU). Os interessados podem ir ao local entre 8h e 18h. Outra possibilidades é comparecer ao departamento de Cadastro Imobiliário Municipal da SAU, entre 8h30 e 17h30, no primeiro andar da Avenida Rio Branco 1.843.
Vencimento
Com relação ao vencimento da primeira das dez parcelas do IPTU 2017 na sexta, o pagamento pode ser feito nos bancos do Brasil, Mercantil, Santander, Bancoob e Caixa. Já os bancos Itaú-Unibanco e Bradesco só recebem dos seus correntistas, por meio dos caixas eletrônicos. Outra possibilidade são as lotéricas, desde que as parcelas não ultrapassagem R$ 2 mil.
Quem pagar com atraso de até 15 dias terá o valor da parcela acrescido de 2% do valor total do imposto. Entre 16 e 30 dias, os juros são de 4%, enquanto que, de 31 a 45 dias, 8%. Acima deste prazo, a multa é de 15%. Quem deixar de quitar o débito terá o nome inscrito na dívida ativa do município, com multa de mora de 20% e juros de 1% ao mês. O responsável também poderá ser cobrado judicialmente ou extrajudicialmente.
O proprietário de imóvel que não recebeu o carnê pelos Correios deve procurar o Espaço Cidadão ou os centros regionais. Outra opção é emitir os boletos via internet, por meio do site pjf.mg.gov.br.