Um ‘gentleman’ para todas as horas


Por Tião Oliveira (Agência Estado)

02/03/2017 às 07h00- Atualizada 02/03/2017 às 08h31

 


Utah, Estados Unidos
– Um “gentleman” que, quando necessário, arranca o smoking para encarar qualquer tipo de trabalho pesado. Assim pode ser descrita a quinta geração do Land Rover Discovery, que será lançado no Brasil em meados deste ano com motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv e câmbio automático de oito marchas. O modelo deverá ter tabela a partir de R$ 350 mil.

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Após vencer com valentia desafios como subidas em paredão de pedras lisas, asfalto escorregadio, dunas com areia fofa e picos de cerca de dez metros de altura, a constatação é que o novo modelo vale cada centavo que a Land Rover cobrará por ele. Repleto de sistemas eletrônicos, o Discovery permite que mesmo motoristas com pouco conhecimento de off-road passem com tranquilidade por trilhas que ofereçam alto grau de dificuldade.

O acabamento interno primoroso traz revestimento de metal escovado, madeira e couro que, conforme a versão, pode ter dois tons diferentes. Há bom espaço para até sete ocupantes – a terceira fileira, com dois assentos, deverá ser item de série no Brasil.

Aliás, para as duas fileiras de trás há 21 opções de configuração e cada assento pode ser dobrado individualmente. Além disso, o rebatimento elétrico, que leva cerca de 14 segundos para ser concluído, pode ser ativado por um botão no porta-malas ou por meio de aplicativo para o telefone celular.

No visual, o novo utilitário deu adeus às linhas quadradonas da geração anterior. O desenho da dianteira remete a outros modelos da marca, como o Discovery Sport e o Evoque, que inaugurou a atual linguagem de estilo da Land Rover.

Entre os destaques, a estrutura do tipo chassi e longarina deu lugar ao monobloco, o que se traduz em maior rigidez torcional e permite uma perfeita distribuição de peso, de 50% para cada eixo Agora, cerca de 85% da carroceria é feita de alumínio, resultando na redução de peso de 480kg, para pouco mais de 2.100kg. Além de consumir menos combustível, o Discovery V6 turbodiesel pode acelerar de zero a 100 km/h em 7,7 segundos.

Os números desse “regime” são ainda mais impressionantes considerando que o Discovery ficou 15cm mais comprido – agora, tem 4,97metros. Além disso, o entre-eixos cresceu 4cm (para 2,92m), que se traduzem em maior espaço interno para os passageiros.

O motor V6 turbodiesel (há também opção V6 a gasolina e duas 2.0 turbodiesel, de 190 e 240 cv) é silencioso e tem muita força em baixa rotação. São nada menos que 60 mkgf a partir das 1.750 rpm O Td6 tem turbo único com sistema de recirculação dos gases do escapamento e bomba de óleo de duas fases e bicos injetores de combustível retrabalhados.

Combinado com o câmbio automático, que faz trocas rápidas e suaves (há opção de passar as marchas manualmente, por meio de hastes no volante) e a tração nas quatro rodas, o carro é um verdadeiro trator na hora de vencer obstáculos. Isso sem deixar de ser requintado.

Colaboram para o bom comportamento o sistema Terrain Response 2, que oferece quatro modos de condução, como sobre neve ou areia, e a suspensão a ar, que permite aumentar a distância livre do solo para encarar obstáculos difíceis.

Modelo oferece comodidade

O espaço para bagagem varia de 258 litros, quando todos os bancos estão sendo utilizados, a 2.500 litros com a segunda e a terceira filas de assentos rebatidas. Com até cinco pessoas a bordo, a capacidade do porta-malas é de ótimos 1.137 litros. O único senão do carro é o acesso um tanto difícil ao sexto e sétimo assentos.

Outro sistema interessante é o de acesso à cabine. Quando o motor é desligado ou algum dos ocupantes destrava o cinto de segurança (indicando que pode estar prestes a descer do veículo), a altura da carroceria em relação ao solo é reduzida em 1,5 cm. Caso uma das portas seja aberta, o carro baixa de 2,5cm a 4cm, voltando à posição normal quando o motorista arrancar.

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Em relação à conectividade, o Discovery 5 tem central multimídia com tela de 10 polegadas sensível ao toque. O sistema é compatível com TV digital, inclui navegador GPS e funções como controles do ar-condicionado. Na Europa, o recurso permite conexão com até oito dispositivos, como celulares, por meio de Wi-Fi. Há ainda Bluetooth de série e nove entradas USB espalhadas pela cabine. O sistema de som, da marca Meridien, tem disco rígido com 10 GB, que permite arquivar cerca de 2 mil músicas.

Também agradam o sistema de auxílio a manobras de estacionamento em vagas paralelas, teto solar, abertura do porta-malas por meio de movimentos dos pés (como chutes no ar sob a carroceria) e pulseira à prova d’água, que destrava as portas sem a necessidade de chave. Esse dispositivo estreou no F-Pace, da Jaguar, marca que pertence ao mesmo grupo.

Nos trechos off road, foi possível conferir toda a versatilidade do Discovery, que não esboçou qualquer reação que indicasse a impossibilidade de seguir pelo caminho desejado. Basta o motorista apontar o volante (com assistência elétrica e respostas diretas) para onde pretende ir e manter todos sistemas necessários ativados.

Nos trechos mais difíceis do trajeto, como areia e lama, dá para perceber o funcionamento dos vários sistemas instalados no carro. Com um leve toque no acelerador, o motor reage prontamente, despejando toda a sua força nos dois eixos.

A suspensão a ar com gerenciamento eletrônico, por sua vez, mantém o carro firme em curvas e faz correções automáticas caso o motorista cometa alguma barbeiragem. Há ainda alerta sonoro que dispara se o veículo estiver saindo da faixa de rolamento delimitada sem que as luzes de seta sejam acionadas, além de aviso de risco de colisão dianteira, entre 5km/h e 80km/h.

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