Estado confirma febre amarela em primatas de Conselheiro Lafaiete e Sul de Minas


Por Rafaela Carvalho

21/02/2017 às 17h48- Atualizada 21/02/2017 às 19h19

Atualizado às 19h07

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou nesta terça-feira (21) a presença do vírus da febre amarela em primatas encontrados mortos em Conselheiro Lafaiete, localizada a cerca de 180 km de Juiz de Fora. A cidade pertence à regional de saúde de Barbacena, onde também há casos em investigação. Em boletim divulgado nesta terça, o Estado também confirmou a relação entre a doença e a morte de primatas em Três Pontas, distante 350 km de Juiz de Fora. Na semana passada, casos de epizootias em Poços de Caldas, também no Sul de Minas, já tinham sido confirmados.

PUBLICIDADE

No total, 75 municípios do estado já tiveram confirmação de macacos mortos com o vírus da doença. Juiz de Fora está entre as outras 63 cidades que têm casos em investigação de febre amarela em primatas. Na semana passada, a Secretaria de Saúde do município confirmou que seis macacos foram encontrados mortos. As causas das mortes desses animais estão sendo investigadas.

Dados atualizados pelo Ministério da Saúde nesta terça apontam que 212 brasileiros morreram sob suspeita de febre amarela este ano. Só em Minas Gerais, 83 óbitos relacionados à doença foram confirmados. Em todo o país, foram confirmadas 97 mortes por febre amarela.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.