Veterano de respeito


Por Massimo Cortesi, do Infomotori.com/Itália, exclusivo no Brasil para Auto Press

16/02/2017 às 07h00

Foto: Divulgação
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A quantidade de tempo que um produto permanece no mercado diz muito sobre a aceitação do público. Assim como os vinhos, que recebem status de nobres com o passar dos anos, essa teoria também parece se aplicar no mundo dos carros. E o Volkswagen Golf 2017 é a constatação viva dessa ideia: em 40 anos de produção, o modelo já chegou à marca de 33 milhões de unidades vendidas. E promete aumentar ainda mais essa cifra com a segunda fase da sétima geração, que acaba de ser lançada na Europa.

Por fora, as mudanças foram poucas, mas marcantes. Na linha 2017, o hatch passa a adotar iluminação com luzes de leds nos faróis – já estavam presentes nas lanternas traseiras. Os para-choques e grade foram alterados, e as rodas também ganharam novo visual. O conjunto mais esportivo foi inspirado no Golf GTI ClubSport, que bateu recorde para carros com tração dianteira na pista de Nurburgring, na Alemanha. Mas o destaque mesmo encontra-se na tecnologia que a marca alemã aglutinou ao modelo: novo painel com gráficos variáveis totalmente digital, seguindo o estilo da subsidiária premium Audi, e nova tela sensível ao toque para entretenimento e navegação com 9,2 polegadas, que também aceita comandos gestuais: basta agitar a mão na frente para mostrar as várias funções da central multimídia Discover Pro.

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Outro ponto que merece atenção no Golf 2017 é a vasta possibilidade de motorização. São quatro opções de propulsores com turbocompressor da família TSI. O 1.0 de três cilindros e o 1.4 são semelhantes aos que existem no Brasil, mas lá rendem, respectivamente, 110 cv e 125 cv, enquanto que, no Brasil, são flex e chegam a 125 cv e 150 cv. Tem ainda o 2.0 de 245 cv, usado no GTI, e o novo 1.5 Evo, que desenvolve até 150 cv de potência. Esse último conta com tecnologia de desativação variável de cilindros, o que otimiza o consumo e permite o carro percorrer até 20 km com apenas um litro de gasolina.

Além disso, futuramente, a marca pretende lançar a versão Bluemotion desse mesmo motor 1.5 litro, porém, com 130 cv. Essa versão tem um sistema que desliga completamente o motor com o carro em movimento caso nenhuma força seja exigida para dar movimento ao veículo. Isso pode garantir um consumo de até 25,6 km/l. E, para quem pretende abastecer com diesel, o Golf 2017 conta com três opções de motores da família TDI: um 1.6 de 115 cv, um 2.0 de 150 cv, e outro 2.0 com 184 cv na versão GTD.

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A segurança também é um ponto forte na linha 2017 do Golf. O hatch tem embarcado de série sete airbags, freios ABS com EBD, sistema de controle de tração, assistentes de frenagem de emergência com detector de pedestres até os 60 km/h, sistema de chamada de emergência, dispositivo de aviso de fadiga do condutor, sistema de checagem da pressão dos pneus, bloqueio eletrônico do diferencial, controle de cruzeiro, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e até mesmo um sistema que sinaliza caso o motorista esteja em cima da faixa de rolamento da pista.

O Golf 2017 vem com quatro opções de acabamento: a Edition, Advance, Sport e a versão com estética esportiva, a R-Line. Os preços partem dos 20.150 euros – cerca de R$ 75 mil – e chegam aos 35.010 euros na versão Variant com motor a diesel de 184 cv. A previsão é de que o modelo seja lançado no Brasil no final do segundo semestre desse ano.

 

Colaboração de Victor Alves/Auto Press

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