Optima Plug-in Hybrid tem posição de destaque entre veículos ecológicos da Kia


Por por Guido Rubagotti, do Infomotori.com/Itália, exclusivo no Brasil para Auto Press, com colaboração de Márcio Maio/Auto Press

26/01/2017 às 07h00- Atualizada 31/01/2017 às 15h27

Foto: DivulgaçãoHá tempos a Kia desenvolve uma estratégia de expansão de veículos ecológicos. A meta é chegar a ter 11 carros considerados “amigos do planeta” até o final desta década. E o Optima Plug-in Hybrid tem posição de destaque nessa lista: trata-se do primeiro automóvel da marca coreana equipado com um sistema híbrido com baterias recarregáveis. Com elas, o carro é capaz de rodar mais de 54 quilômetros em velocidades até 120km/h, em modo puramente elétrico. Ou seja, com emissões zero de poluentes. Além disso, a nova geração do Optima também marca um passo importante para a evolução do design da marca e traz tecnologias avançadas de assistência ao condutor para otimizar ainda mais a segurança e a eficiência do trem de força.

O Kia Optima Plug-in Hybrid está equipado com uma bateria de íons de lítio de 9,8 kWh de capacidade e um motor elétrico que rende 67cv de potência. Ele trabalha em conjunto com outro propulsor a combustão 2.0 de quatro cilindros que entrega 156cv e 19,3kgfm de torque. O resultado é uma potência combinada de 205cv e torque de 38,2kgfm já a partir de 2.300rpm. A caixa de câmbio é automática, com seis velocidades.

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Foto: Divulgação

Os números da ficha técnica da versão são capazes de impressionar, levando-se em consideração que se trata de uma variante focada na sustentabilidade. A aceleração de zero a 100km/h é feita em 9,4segundos e as emissões de CO2 no ciclo padrão são de apenas 37g/km. Mas um fator chama a atenção de quem opta por este tipo de carro pretendendo passar menos vezes pelos postos de gasolina: o consumo, em ciclo misto, de acordo com a Kia, pode chegar a 62km/l. Já o porta-malas é menor do que nas demais configurações: cai de 437 litros para 307 litros, por alojar as baterias em seu eixo traseiro.

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Externamente, o Optima Plug-in Hybrid distingue-se pouco das outras versões. Mas uma mudança melhora a aerodinâmica: a adoção de uma grade ativa que ajusta o fluxo de ar para o radiador e o motor. A tomada para carregar as baterias está localizada no para-lama esquerdo, ou seja, do lado do motorista. Por dentro, muitos detalhes sublinham a tecnologia do sistema híbrido. Um painel mostra toda a operação das informações do sistema de propulsão, enquanto um indicador no quadro de instrumentos exibe o estado da carga da bateria e sinaliza os dados de condução – com destaque para a maior ou menor eficiência do estilo de condução.

O novo Optima Plug-in Hybrid ainda pode contar com uma série de sistemas para otimizar a energia da bateria, a gestão inteligente da recuperação e o uso de eletricidade. Caso da frenagem regenerativa e de uma opção de climatização com função “Driver Only” – traduzido para o português, “apenas o motorista” -, em que a ventilação é circunscrita apenas ao posto de condução, para economizar energia e reduzir a carga sobre a bateria para o funcionamento do sistema padrão. No que diz respeito à segurança, o Kia Optima Plug-in Hybrid conta com controle de cruzeiro adaptativo, capaz de frear automaticamente o carro em caso de uma colisão potencial com um veículo ou um pedestre; assistente de mudança de faixa, alerta de ponto cego, alerta de tráfego traseiro – que sinaliza a chegada de um veículo durante manobras de ré -, entre outros.

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