Carnês do IPTU começam a ser entregues na segunda


Por Caroline Delgado

13/01/2017 às 17h53

Começa na segunda-feira (16), a entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2017 pelos Correios. De acordo com informações da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a distribuição está prevista para acontecer até 3 de fevereiro. O contribuinte também pode optar pela emissão do carnê on-line, disponível no site da Prefeitura -www.pjf.mg.gov.br. Após o prazo de entrega, o contribuinte que não receber o documento ou que não tiver acesso à internet, poderá procurar o Espaço Cidadão JF ou os centros regionais, munido de um carnê anterior ou do número da inscrição imobiliária.

Até 10 de fevereiro, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá desconto de 8% sobre o valor total. Caso existam débitos relacionados ao imóvel, esse desconto à vista será de 5%. Para quem optar por parcelar o tributo em dez vezes, o primeiro pagamento vencerá em 10 de março, e as demais parcelas, no dia 10 dos meses subsequentes, até dezembro. O IPTU 2017 poderá ser pago nas agências do Banco do Brasil, Itaú-Unibanco, Mercantil do Brasil, Bradesco, Santander Brasil, Bancoob e Caixa Econômica Federal. Nas lotéricas, serão aceitos pagamentos de até R$ 2 mil.

PUBLICIDADE

No caso de atraso de até 15 dias no pagamento, a multa será de 2% sobre o valor total do imposto; de 16 a 30 dias, 4%; de 31 a 45 dias, 8%; acima de 45 dias, 15%. Para os que estiverem inscritos em Dívida Ativa (DA), a multa é de 20%. O contribuinte que deixar de pagar o imposto terá o débito inscrito em DA no ano seguinte, com multa de mora de 20% e juros de 1% ao mês, podendo ser cobrado judicialmente ou extrajudicialmente.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.