O barato da aventura
Uma das maneiras de amenizar perdas quando o mercado automotivo insiste em cair é investir nos segmentos que crescem ou, pelo menos, perdem menos volume. E a categoria de SUVs parece um mundo à parte nesse opaco cenário brasileiro. Enquanto as vendas de automóveis e comerciais leves terminaram 2016 com retração de 19,8%, os utilitários esportivos registraram queda de apenas 1,25%. O Jeep Renegade, por exemplo, encerrou o ano como o 10º automóvel de passeio no ranking e segundo SUV mais vendido do país, só atrás do Honda HR-V. Para isso, conta a ampla oferta de versões em sua gama e a boa relação custo/benefício de suas configurações com motor diesel. A começar pela de entrada Sport, que não faz feio na lista de itens de série, mas abre mão de alguns luxos e confortos para entregar preço competitivo com esse tipo de trem de força e tração 4X4.
Na verdade, o Renegade Sport 4X4 tem uma importância grande no lineup da marca: ela populariza o desejo de ter na garagem um veículo que, ao mesmo tempo, carrega aptidões de fato off-road com a assinatura da Jeep. O preço da variante começa em R$ 115.990, mas já bem equipada. A tradição lameira da fabricante é mantida com a presença do Select Terrain, um sistema que disponibiliza os modos de operação Auto (automático), Snow (neve) e Sand/Mud (areia/lama). As configurações permitem mudar ajustes do modelo de acordo com as condições do terreno. A suspensão é sempre independente nas quatro rodas, todas com freios a disco.
O motor é o 2.0 turbodiesel de geometria variável, capaz de render 170 cv e 35,7 kgfm – disponibilizados integralmente a partir de 1.750 rpm. Junto com o propulsor, trabalha a caixa de transmissão automática ZF de nove velocidades, que permite ainda trocas manuais através de aletas atrás do volante. Com essas especificações, o Renegade consegue sair da inércia e chegar aos 100 km/h em apenas 9,9 segundos e atingir a velocidade máxima de 190 km/h.
A lista de itens de série é boa, mas sem grandes “firulas”. Comodismos como piloto automático e limitador de velocidade estão presentes, assim como central multimídia com GPS e comando de voz. Mas o ar-condicionado é analógico e só há sensores de estacionamento na traseira, por exemplo. Sistemas de segurança como controle de estabilidade, tração, anticapotamento e de trailer vêm de fábrica, porém airbags de cortina, laterais e de joelhos para o motorista só aparecem como opcionais.