Gastrô + 31-12-2016


Por Júlia Pessôa

31/12/2016 às 07h00

Mão na massa

com Ricardo Vieira

Ano novo, receita nova

Aprenda como utilizar sobras da ceia de Réveillon para criar novos pratos com charme e sabor

PUBLICIDADE
Chef Ricardo Vieiras ensina a aproveitar lombo e frutas da ceia de fim de ano (Foto: Marcelo Ribeiro)
Chef Ricardo Vieiras ensina a aproveitar lombo e frutas da ceia de fim de ano (Foto: Marcelo Ribeiro)

As festas de fim de ano possuem muitas tradições, algumas célebres, outras de família e até algumas que nem recebem tal status, mas todos os anos se repetem. É meio o que acontece com as ceias de Natal e Réveillon, todo mundo aposta na fartura (há quem diga exagero) e acaba repetindo o menu no dia seguinte dos festejos. Com a despedida de 2016 batendo à porta, sua ceia para a virada já deve estar garantida, o que não quer dizer que seu rango do primeiro dia de 2017 precisa ser exatamente o mesmo da noite anterior.

Utilizando sobras de ingredientes típicos das ceias, o chef Ricardo Vieira, do restaurante Vieiras, criou dois pratos a pedido da Tribuna. Com o pernil, comum das mesas festivas, o chef propôs um saboroso e farto sanduíche de carne louca. Com frutas vermelhas e da estação, muito utilizadas para decoração, a sugestão foi uma pavlova, sobremesa australiana à base de merengue que pode ser feita de um jeito absurdamente fácil ou com um pouquinho mais de esforço, com tudo produzido artesanalmente. “Dá para fazer com aquele suspiro inteiro, de mercearia, para quem não quiser fazer o merengue. E dá para ser preparado individualmente em taças ou maior, para várias pessoas”, diz Ricardo.

Seja qual for sua opção, as receitas são uma boa pedida para começar 2017 sem desperdícios e sem ter muito trabalho para uma refeição cheia de sabor. Feliz ano-novo e bom apetite!
Pavlova

(Foto: Marcelo Ribeiro)
(Foto: Marcelo Ribeiro)

 

Ingredientes

Merengue:

4 colheres (chá) de amido de milho
6 claras de ovo
1 colher (chá) de sal
240g de açúcar
1 colher (chá) de extrato baunilha
colher (chá) de vinagre branco
Chantilly:

300ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de baunilha
300g de frutas (a gosto, as que sobrarem)

 

(Foto: Marcelo Ribeiro)
(Foto: Marcelo Ribeiro)

Modo de preparo

Aqueça o forno a 200°C. Forre um tabuleiro com papel-manteiga e espalhe uma colher de sopa do amido por cima. Reserve. Bata as claras em neve com o sal e quando a mistura começar a formar picos vá acrescentando o açúcar, uma colher de cada vez, batendo sempre. Antes da última colherada de açúcar, adicione o restante do amido e vá batendo até ficar firme e o açúcar dissolver completamente.

Acrescente a baunilha e o vinagre, batendo até tudo estar incorporado nas claras em neve. Despeje a mistura no centro do tabuleiro, buscando modelar a seu gosto para fazer a base da pavlova, que receberá o chantilly e as frutas. Leve ao forno por cerca de uma hora, ou até adquirir consistência de suspiro, com aquela casquinha. Enquanto isso, prepare o chantilly.

Bata o creme de leite fresco com açúcar até o ponto de chantilly . É preciso ter atenção para não bater demais e virar uma espécie de manteiga. O ponto ideal é até ficar consistente, formando picos. Quando atingir esta consistência, acrescente a baunilha e misture bem.

Quando o merengue estiver pronto, cubra-o com o chantilly e decore com as frutas, fazendo uma grande pavlova ou porções individuais, em taças.

O conteúdo continua após o anúncio

 

 

 

Carne louca de pernil

(Foto: Marcelo Ribeiro)
(Foto: Marcelo Ribeiro)

 

 

Ingredientes
1kg de pernil
300ml de água
1 pimentão amarelo cortado em tiras
1 pimentão vermelho cortado em tiras
5 dentes de alho picado
1 cebola picada em tiras
1/2 xícara de azeite
1 xícara de azeitonas
3 tomates maduros
2 pimentas dedo-de-moça (somente a parte vermelha, sem sementes)
Cheiro-verde a gosto
Modo de preparo

Pegue as sobras do pernil e use metade do azeite para refogar, acrescentando água aos poucos. Caso ainda tenha um pouco do molho do tabuleiro em que foi assado o pernil, acrescente, fica ainda mais gostoso! Esta etapa amacia a carne e evita que ela fique seca, o que costuma acontecer com o assado. Em outra panela, adicione o restante do azeite, o alho, os pimentões, a cebola e a pimenta, refogando até murchar. Junte este refogado com a carne e finalize com cheiro-verde. Sirva no pão ciabatta ou pão francês.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.