Dia do Skatista é oficializado em JF


Por Gracielle Nocelli

14/12/2016 às 12h03- Atualizada 15/12/2016 às 09h16

skate-leo-2
Segundo associação juiz-forana de Skate (AJS), há cerca ed 3.500 skatistas na cidade (Foto: Leonardo Costa)

A data de 21 de junho foi oficialmente instituída como o Dia do Skatista em Juiz de Fora. O prefeito Bruno Siqueira (PMDB) sancionou a lei municipal n° 13.465, publicada nesta quarta-feira (14) no Atos do Governo. O texto estabelece, ainda, a criação da Semana Municipal do Skatista, a ser celebrada na semana em que ocorrer o dia 21. A proposta já havia sido aprovada pela Câmara Municipal por meio do Projeto de Lei nº 139/2016, de autoria do vereador Wanderson Castelar (PT).

A iniciativa de garantir um espaço no calendário do município para a prática do skate pretende fortalecer e apoiar o desenvolvimento do esporte, conforme é explicado no texto. Segundo informações da Associação Juiz-forana de Skate (AJS), há cerca de 3.500 praticantes e entre 20 e 25 pistas na cidade. Os locais mais frequentados pelos esportistas são a Praça CEU, em Benfica, a UFJF, Tupynambás e o Bairro Vitorino Braga.

PUBLICIDADE

A nova lei estabelece, ainda, que a Semana Municipal do Skatista deverá ser realizada em parceria do Poder Executivo com entidades e órgãos interessados. O diretor da AJS e membro do Conselho Municipal de Esporte, Brunner Venâncio Lopes, se diz otimista e surpreso com a instituição das datas. “Em nenhum momento a Associação foi consultada, mas espero que sirva para melhorar a realidade do esporte na cidade, pois até agora recebemos muito descaso da PJF. Desde 2011 estamos aguardando a construção de uma nova pista. O recurso para obra pode ser inviabilizado se não for utilizado até março de 2017.”

A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) informou, por meio de sua assessoria, que “a Prefeitura aguarda a decisão sobre questões burocráticas para iniciar a obra da nova pista”, que será localizada entre os bairros Linhares e Bom Jardim. A pasta assegurou que “trata-se de um projeto em comum acordo da PJF e da AJS, e que será executado no próximo ano.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.