Mulheres encontram na dança do ventre apoio para superar o câncer


Por Tribuna de Minas

21/11/2016 às 17h05- Atualizada 21/11/2016 às 17h36

15027448_361612177518320_6769318404047014809_n

Se exercitar para recuperar os movimentos e a vida normal depois da cirurgia de mama, reconectar- se com o próprio corpo durante e após o tratamento do câncer e dizer ao mundo que a doença não é uma sentença de morte. Tudo isso com muita dança, amizade e força para vencer os obstáculos impostos pela doença. Esse é o objetivo do projeto Ventre Amigo que surgiu para levantar a autoestima das mulheres e promover uma melhora na qualidade de vida.

PUBLICIDADE

Criado em maio deste ano, ele surgiu como uma forma de amparar uma demanda feminina que vai além do atendimento convencional frente ao tratamento. A professora colaboradora Fabiana Tolomelli e a professora de fisioterapia da UFJF Simone Meira ministram aulas gratuitas de dança do ventre e visam atender as participantes de forma acolhedora e humanizada. Além das aulas de dança, que são realizadas no Hospital Universitário – HU, todas recebem apoio psicológico, fisioterápico e médico.

Segundo Fabiana, ela conheceu um projeto similar em São Paulo e teve vontade de desenvolver esse projeto quando se mudou para Juiz de Fora. “Muitas mulheres reclamam que são esquecidas e estar em grupo para elas é uma força muito grande. Nossa intenção é mostrar para a população que é possível vencer o câncer, com muita ajuda e trabalho interdisciplinar”, diz. Ela ressalta a importância da prevenção ao câncer de mama por meio do exame de toque e mamografia. E que isto não se deve ser divulgado só no Outubro Rosa. “A luta contra o câncer de mama precisa ser de janeiro à janeiro”.

beneficios

Atualmente, o projeto possui uma turma fechada e atende voluntariamente 12 mulheres que passaram por mastectomia e quimioterapia. A intenção é criar mais uma turma no ano que vem para ajudar mais mulheres. A próxima apresentação do grupo, a convite da professora de dança do ventre Rafaella Alves, vai acontecer no dia 12 de dezembro, às 20h30, no Teatro Solar.

Como ajudar?

Quem quiser ajudar o projeto “Ventre Amigo” com alguma quantia em dinheiro ou até mesmo fazer algum trabalho voluntário deve entrar em contato com o Hospital Universitário – HU pelos telefones 4009-5318 /4009-5320 ou comparecer ao local.

O conteúdo continua após o anúncio

Conhece alguma iniciativa positiva realizada em Juiz de Fora ou região? Compartilhe com a gente. Encaminhe um e-mail com o assunto Bem JF para o minhatribuna@tribunademinas.com.br ou um inbox pela página da Tribuna no Facebook.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.