Escola Estadual Duque de Caxias também é ocupada
Estudantes da Escola Estadual Duque de Caxias, na Avenida Rio Branco, no Centro, ocuparam as instalações do colégio após uma assembleia finalizada no início da tarde desta terça-feira (8), que inclusive suspendeu as aulas do turno da manhã. O movimento engrossa o coro contra a PEC do Teto, a medida provisória pela reforma do ensino médio e o projeto escola sem partido.
Os secundaristas se mobilizaram após votação na qual a maioria decidiu por ocupar o prédio. As aulas seguem normalmente para o ensino fundamental, e os alunos do ensino médio serão convidados para participar de oficinas e aulões. Segundo os estudantes, estão sendo espalhados cartazes por toda a escola, e também oferecidas oficinas culturais de dança, artes marciais, música e teatro. A direção da escola ainda não se posicionou sobre a ocupação.
Por nota, a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Educação esclareceu que “tem orientado as Superintendências Regionais de Ensino e direções das escolas a atuarem na defesa dos direitos dos estudantes no sentido de manterem as escolas funcionando e de garantirem a segurança das manifestações pacíficas.