22,5% dos trabalhadores não sabem o que fazer com o 13º salário


Por Tribuna

06/11/2016 às 07h00

A primeira parcela do 13º salário tem até o dia 30 deste mês para cair na conta dos trabalhadores, entretanto a utilização do dinheiro ainda é dúvida para 22,5% dos brasileiros, conforme pesquisa encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O percentual chama a atenção por ser praticamente o dobro do registrador em 2015. Na ocasião, os indecisos somavam 11,8%.

O índice que corresponde aos que preferem utilizar o montante para quitar débitos permaneceu estável. Segundo o levantamento, a primeira parcela já tem destino certo para 42,5% dos entrevistados. Em 2015, a medida foi a preferência para 41,2%.

PUBLICIDADE

A intenção de guardar o dinheiro para investimentos futuros caiu quase dez pontos percentuais de um ano para o outro. Apenas 20% pretendem poupar, contra 29,4% em 2015. Houve queda, também, entre aqueles que preferem gastar com presentes. Neste ano, apenas 5% dos entrevistados vão direcionar o dinheiro para este fim, enquanto, em 2015, a medida seria acatada por 8,8%. Os que utilizarão o benefício para viajar são 2,5%, sendo que no ano passado eram 5,9%. A pesquisa foi feita pelo Instituto Ipsos por meio de entrevistas pessoais e domiciliares em todas as regiões brasileiras.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.