Churrasqueiras, complemento da diversão
Como tratamos na semana passada sobre piscinas, para essa coluna foi natural pensarmos nas churrasqueiras. E ter um espaço adequado para elas é garantia de praticidade para receber amigos e reunir a família com charme e conforto. Hoje o mercado oferece inúmeros modelos que podem agradar todos os bolsos e gostos, por isso é interessante saber qual o melhor tipo se encaixa no seu projeto.
Os modelos em tijolo aparente ou as pré-fabricadas em placas de concreto são as mais comuns, sendo neste último tipo a possibilidade de se utilizar diversos revestimentos, tais como: pedras, ladrilhos, texturas, azulejos… Porém, por gerar fumaça, é necessária a instalação de um duto/chaminé para expulsar a fumaça.
Para uma decoração contemporânea, há os modelos elétricos que podem ser fixados na parede ou mesmo num móvel, como um forno embutido. Mas se a ideia é sofisticação e um visual leve, aposte nas embutidas. Por ser um material translúcido, combina com qualquer material como os cimentos queimado, pedras de granito, mármores ou quartzos, madeiras, silestones, inox etc. Também apresentam diferentes tipos de acendimentos: carvão, lenha ou elétricas, daí o uso de uma coifa/depurador para eliminar parte da fumaça. Entretanto, não é necessária saída externa.
Se o espaço for pequeno, a versão americana de acendimento ao bafo é uma ótima sugestão. Por ser pequena, se encaixa em qualquer lugar e vem com apoio para a grelha, além de uma tampa que fecha o equipamento deixando a fumaça concentrada. Além destas, ainda tem as portáteis que podem ir da bancada à mesa de refeições.
Além da churrasqueira, é importante também pensar na funcionalidade desses espaços e contar com uma boa bancada, uma pia e geladeira/frigobar. Assim, o preparo é facilitado, proporcionando mais prazer e diversão.